Sexta, 09 de Maio de 2025

DólarR$ 5,68

EuroR$ 6,38

Santos

22ºC

SOCIAL

Mulheres vicentinas encontram força e empoderamento em aulas gratuitas de defesa pessoal

Modalidade fortalece corpo e mente, proporcionando segurança, confiança e um novo olhar sobre o próprio poder

Robson de Castro

13/03/2025 - quinta às 12h16

Sentir-se segura ao caminhar ainda é um desafio para a mulher. Diante desse cenário, as aulas gratuitas de defesa pessoal oferecidas pela Secretaria de Esportes e Lazer de São Vicente (Sespor-SV) surgem como um importante mecanismo de proteção, autoconfiança e empoderamento.
 

Com turmas disponíveis no Centro Esportivo Beija-Flor e no Ginásio Poliesportivo Dondinho, a modalidade tem atraído mulheres de diferentes idades e histórias. Inspirada nas artes marciais, a atividade ensina técnicas do judô, karatê e jiu-jitsu, proporcionando habilidades que podem ser cruciais em momentos de adversidade. Além da parte física, as aulas promovem um espaço acolhedor, onde as alunas compartilham experiências e constroem uma rede de apoio mútua.
 

A importância da iniciativa se reflete nos números: um levantamento do Instituto Datafolha, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que mais de 21 milhões de mulheres foram vítimas de agressão nos últimos 12 meses no Brasil, o que representa 37,5% da população feminina do país. Além disso, de acordo com a pesquisa Vivências e Demandas das Mulheres por Segurança no Deslocamento, realizada pelos Institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, 97% das brasileiras temem sofrer algum tipo de violência ao se deslocarem pelas ruas. Para muitas alunas, o projeto é uma ferramenta para lidar com essa realidade de forma mais preparada.
 

A história de Alcinda da Silva, 58 anos, reflete a força e a superação que essas aulas proporcionam. Após ser vítima de uma tentativa de violência sexual no passado, ela decidiu aprender a desenvolver mecanismos para se proteger. "Na época, meu grito foi a única defesa que eu tinha. Hoje, aprendi que não é sobre força, é sobre técnica e preparo psicológico. Descobri que a verdadeira proteção começa na mente", compartilha Alcinda, que agora se sente mais segura e empoderada. Para ela, as aulas representaram uma virada de chave não apenas em sua forma física, mas, também, na maneira como enxerga o próprio valor e a sua capacidade de reagir a qualquer situação adversa.
 

As aulas são ministradas pelo professor Lucas Mitsuhonriga, que reforça o propósito da atividade. "Nosso objetivo não é incentivar o confronto, mas dar às mulheres a capacidade de se defenderem e, principalmente, se sentirem mais confiantes. O ideal é que nunca precisem usar as técnicas fora do tatame, mas se um dia for necessário, que saibam agir com inteligência e segurança".
 

O Secretário de Esportes e Lazer, David Riesco, destaca a importância do projeto. "Nossa missão é oferecer oportunidades para que as mulheres se sintam mais seguras. A defesa pessoal não é sobre lutar, mas sim sobre criar chances de escapar de uma situação perigosa. A ampliação das turmas mostra o impacto positivo desse trabalho na cidade".

 

Inscrições - O projeto tem vagas abertas para mulheres a partir dos 12 anos. Para se inscrever, basta comparecer ao local com cópias do RG e CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4, de segunda a sexta das 8h às 17h . Para menores de idade, é necessário apresentar declaração escolar e a documentação do responsável.
 

Mais do que uma aula de defesa pessoal, essa iniciativa tem sido um divisor de águas na vida de muitas mulheres, oferecendo um espaço onde segurança, superação e sororidade caminham lado a lado.

 

Confira o cronograma de aulas por equipamento: Poliesportivo Dondinho -Sexta - das 15h às 16h.
Centro esportivo Beija Flor - Sexta - 09h às 10h.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

RECEITA FEDERAL

Receita Federal em Santos apreende mais de 800 kg de cocaína

OPORTUNIDADES

Grupo Pereira promove duas semanas de contratação exclusiva para pessoas com mais de 50 anos

RELIGIOSIDADE

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima ficará até o final do mês no Guarujá

2
Entre em nosso grupo