Quarta, 20 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,47

EuroR$ 6,37

Santos

23ºC

CULTURA

Mostra MABS exibe filmes e lança banco de profissionais da região entre 27 e 29 de agosto

Realização do Movimento Audiovisual da Baixada Santista (MABS), a programação é gratuita e acontecerá no Teatro Guarany e no Museu da Imagem e do Som (MISS)

da Redação

20/08/2025 - quarta às 15h39

Coletivo independente formado para fortalecer o audiovisual regional e ampliar o acesso da população à cultura, o Movimento Audiovisual da Baixada Santista (MABS) realiza entre os dias 27 e 29 de agosto 16ª edição da MOSTRA MABS, em Santos (SP).

 

O evento, gratuito, ocupará o Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100 – Centro) com a exibição de 14 curta-metragens produzidos na região e o Fórum Audiovisual da Baixada Santista; e também o Museu da Imagem e do Som – MISS (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias), com um debate entre realizadores e curadores.

 

A programação começa na quarta-feira (27/8), no Teatro Guarany com a realização do Fórum Audiovisual da Baixada Santista, que terá como tema “O Filme Está Pronto. E Agora?”. Para debater as etapas seguintes à produção de uma obra, seus desafios e oportunidades, participam do encontro o ator, professor e pesquisador Eduardo Bordinhon, o premiado cineasta paraibano Tiago A. Neves, a atriz, diretora e dramaturga Thays Villar e o produtor cultural Ricardo Vasconcellos.

 

A mediação será da cineasta, professora e produtora Raquel Pelegrini e também estarão presentes os coordenadores do MABSDino Menezes, Van Aguiar, Ariel Quintela, Tales Ordakji, Cibele Gonçalves Cássio Santos.


A noite de abertura também será marcada pelo lançamento de um banco de profissionais do audiovisual da Baixada Santista na plataforma CINEMABS (www.cinemabs.com.br), que tem como objetivo conectar a classe técnica e artística e atender as produções realizadas na região.

 

O novo recurso possui uma ferramenta de consulta com cerca de 50 categorias, que poderão ser filtradas por cidade, gênero, cor e escolaridade, entre outros parâmetros,  além de um segmento específico para casting de atrizes e atores. Em constante atualização, a plataforma seguirá com cadastro aberto a todos os profissionais interessados em participar da iniciativa.

 

“Desde o início a proposta do movimento tem sido valorizar os realizadores locais, para dar visibilidade às nossas próprias histórias, promover o debate e construir uma identidade em relação à produção audiovisual, conectando todos os envolvidos no processo. Esta edição será marcada por diversos avanços neste sentido, o que é motivo de celebração”, comenta o cineasta Dino Menezes, um dos idealizadores do MABS.

 

Curtas-metragens - Na quinta-feira (28/8), também no Teatro Guarany, acontece a Mostra MABS, com a exibição de 14 curta-metragens, selecionados entre 81 inscritos, por três curadores – o multiartista visual Andrey Haag,  a atriz e ícone trans da cena cultural pernambucana Sharlene Esse e do cineasta Tiago A. Neves. Os filmes compõem um panorama atual da produção regional e serão distribuídos em duas sessões, às 19h30 e 21h30.

 

Serão exibidos: “Antes da Rua” (direção: Bete Nagô), “Chico Voltou Só” (direção: Douglas Gadelha), “Corre Nosso” (direção: Bê Reis), “Domingo” (direção: Nabru Andrade), “Glória” (direção: Letícia Polan), “Grãos do Tempo” (direção: Letícia Matthias e Henrique Nascimento), “Mecha Meraki”  (direção: Babi Astolfi), “Medo” (direção: João Pedro Silva), “O Quanto Me Desmonto Ao Me Montar” (direção: Thays Villar), “O Voo De Dener” (direção: Rafaela Souza), “Onde A Gente Parou?” (direção: Alan Oliveira), “Onde As Flores Crescem” (direção: Fabricio de Lima), “Os Óculos Novos de Caetano” (direção: João Jano e Ycaro Samaniego) e “Reflorescer – Maternidade Lésbica” (direção: Isabella Graça).

 

Após as sessões haverá a entrega do Troféu Toninho Dantas às equipes dos filmes e, em seguida, a “Festa do Cinema”, com a DJ Iasmin Alvarez, apresentada por Bete Nagô e Thays Vilar.

 

Durante o evento serão prestadas homenagens à coordenadora do Instituto Querô, Tammy Weiss, ao Secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal e ao membro fundador e criador da logomarca do MABS jornalista, crítico de cinema e Conselheiro de Cultura de Santos pela cadeira de Cinema e Audiovisual, Carlos Cirne (in memoriam).


Encerramento no MISS - A programação se encerra na sexta-feira (29/8), no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), com um debate entre os realizadores dos filmes e a curadoria desta edição, às 19h.

 

A ocasião também vai marcar o lançamento dos filmes exibidos na 16ª Mostra MABS na plataforma CINEMABS, onde ficarão disponíveis até o dia 31 de agosto. Em breve, o catálogo online também contará com funções de filtros e será ampliado, contribuindo com a preservação da memória, cultura e identidade do movimento audiovisual da região da Baixada Santista.

 

Sinopses e Fichas Técnicas

Para imagens dos filmes selecionados, clique aqui

 

Antes Da Rua | Dir. Bete Nagô | Duração: 12:53

Sinopse: Amanda é uma mulher trans, professora de teatro e moradora da periferia que enfrenta o desemprego e a falta de apoio financeiro, emocional e institucional.. Em um país que marginaliza corpos dissidentes, ela resiste à solidão, à invisibilidade e às barreiras impostas pela sociedade.  

 

Chico Voltou Só | Dir.: Douglas Gadelha | Duração: 06:16

Sinopse: O documentário reflete sobre a trajetória de um operário nordestino em meio a ditadura militar na cidade de Cubatão (SP), através de imagens e vídeos de arquivo inéditos.

 

Corre Nosso | Dir.: Bê Reis | Duração: 02:53

Sinopse: Uma reflexão sobre o lugar que as bicicletas ocupam, desocupam e trespassam. Através de imagens e relatos, revelamos que as bikes fazem muito mais do que apenas levar alguém do ponto A ao ponto B, sendo parte importante da ocupação plena de um território.

 

Domingo | Dir.: Nabru Andrade | Duração: 13:59

Sinopse: “Domingo” conta a história de Sol, uma jovem que está indo morar em outra cidade para estudar e decide aproveitar seu último dia com os amigos.

 

Glória | Dir.: Letícia Polan | Duração: 17:28

Sinopse: Após a morte repentina do marido, a rotina de Glória, uma senhora de 67 anos, é profundamente abalada. Ela reencontra a força em uma inesperada responsabilidade: cuidar de Ana, sua sobrinha-neta que perdeu a mãe em uma tragédia.  

 

Grãos Do Tempo | Dir.: Letícia Matthias e Henrique Nascimento | Duração: 10:29

Sinopse: A jovem Helena encontra-se presa em um momento de estagnação em sua vida, onde os dias parecem se arrastar sem propósito, como se as areias do tempo tivessem parado. Desconectada de tudo e de todos, ela é consumida por um vazio que não consegue compreender.

 

Mecha Meraki | Dir.: Babi Astolfi | Duração: 04:12

Sinopse: Em uma sociedade robótica movida pelo consumo de membros mecânicos coloridos, um robô cinza e inseguro enfrenta a pressão de encontrar as peças perfeitas para si.

 

Medo | Dir.: João Pedro Silva | Duração: 14:05

Sinopse: Um jovem casal está de luto pelo falecimento de seu filho recém-nascido, e acredita que um animal doméstico poderá preencher o vazio que se encontra entre os dois. Desde a morte da criança, o pai (Arthur) tem trabalhado demais, enquanto a mãe (Leticia) não costuma sair de casa.

 

O Quanto Me Desmonto Ao Me Montar | Dir.: Thays Villar | Duração: 15:00

Sinopse: Um mergulho no processo criativo de Zecarlos Gomes. Com sua drag queen Shey Lona, ele mostra como a arte chegou à sua vida e o que surgiu desse encontro.

 

O Voo De Dener | Dir.: Rafaela Souza | Duração: 14:32

Sinopse: Em Creta, Ícaro ultrapassa limites e voa até alcançar o Sol e acabar no chão. Em Nova Iorque, Dener não deixa que ditem seus limites.

 

Onde A Gente Parou? | Dir.: Alan Oliveira | Duração: 18:48

Sinopse: Cristian, acostumado a marcar encontros por aplicativos de relacionamento, recebe pela primeira vez em seu apartamento o misterioso Bernardo. Após uma breve conversa, os dois se aproximam. No entanto, ao abrir a porta para um desconhecido, tudo pode acontecer.

 

Onde As Flores Crescem | Dir.: Fabrício de Lima | Duração: 15:51

Sinopse: Com a chegada da melhor idade, Margarida ainda vive em seu passado. Mas, quando o seu antigo liquidificador quebra ao mesmo tempo que recebe uma visita inesperada, surge um novo caminho para o seu presente e cores para o seu futuro.

 

Os Óculos Novos De Caetano | Dir.: João Jano e Ycaro Samaniego | Duração: 15:00

Sinopse: Uma história de relação de mãe e filho que vira de cabeça para baixo quando um novo objeto chega na vida dos dois, os óculos novos de Caetano.

 

Reflorescer – Maternidade Lésbica | Dir.: Isabella Graça | Duração: 10:06

Sinopse: O documentário revela a transformadora história de Aline e Alessandra, mulheres negras e lésbicas, que vivenciam a dupla maternidade dos gêmeos Jamal e Jawari. A narrativa explora a origem do desejo de se tornarem mães, os desafios enfrentados e a alegria familiar compartilhada.

 

Sobre o MABS

O Movimento Audiovisual da Baixada Santista – MABS é um coletivo independente e apartidário, formado por realizadores e cineastas, profissionais e em formação, que atua para fortalecer o audiovisual regional e ampliar o acesso da população à cultura.


É também um agente ativo na construção de políticas públicas para o setor. Entre suas conquistas está a criação da Lei do Edital Toninho Dantas, que garante fomento permanente à produção de curtas-metragens no município de Santos, e a participação direta na implementação da Lei Paulo Gustavo na Baixada Santista.

 

Além da atuação política, o MABS realiza anualmente a Mostra MABS, que começou online durante a pandemia da Covid-19 e atinge sua 16ª edição – a quarta em formato presencial - como uma das principais vitrines do cinema independente caiçara. Também promove a Semana do Audiovisual Caiçara, com exibições, debates e atividades formativas; e articula para a criação do futuro Centro Temático de Cinema de Santos.

 

O MABS também atua no apoio a produções de realizadores da Baixada e mantém parceria com diversos festivais e mostras de cinema da região, fortalecendo a rede audiovisual local e fomentando a integração entre iniciativas.

 

16ª MOSTRA MABS

 

27 de agosto, quarta-feira, das 19h às 22h

Teatro Guarany | Praça dos Andradas, 100 – Centro.

  • Fórum Audiovisual da Baixada Santista
  • Lançamento do banco de profissionais da plataforma CINEMABS

 

28 de agosto, quinta-feira, a partir das 19h.

Teatro Guarany | Praça dos Andradas, 100 – Centro.

  • Exibição da 16ª Mostra MABS
  • Entrega do Troféu "Toninho Dantas”
  • Festa do Cinema  

 

29 de agosto, sexta-feira, das 19h às 22h

Museu da Imagem e do Som (MISS) | Rua Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias.

  • Debate com os realizadores e curadoria 

 

Realização: Movimento Audiovisual da Baixada Santista (MABS) 

Apoio: Naymovie | Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura Municipal de Santos

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EVENTO

Feira Criativa será realizada no próximo dia 29 no Paço Municipal de Guarujá

SOLIDARIEDADE

Fundo Social de Guarujá entrega mais de 100 mil itens no primeiro semestre de 2025

ACONTECE

Evento gratuito em Santos explora a carreira dos nômades e vida no mar com palestra de Lucas Santos

2
Entre em nosso grupo