Sábado, 02 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,53

EuroR$ 6,41

Santos

20ºC

Litoral

Moradores de Bertioga reclamam de aumento abusivo do valor do IPTU

Valores subiram até 575% e causaram uma revolta na população

Por Lucas Campos - Redação BS9

27/01/2022 - quinta às 16h47

Uma das reclamações é sobre diversas ruas da cidade sem asfalto, que geram outros problemas para a população - (foto: divulgação/PMB)

Moradores de Bertioga foram pegos de surpresa com o reajuste do IPTU na cidade. O aumento dos valores foi de até 575% e causou uma revolta na população, que alega que esse valor tinha que ser revertido em melhorias no município.

"As ruas aqui do Rio da Praia não tem sequer asfalto. Quando chove, vira lama. Quando faz dias muito quentes de sol, é tanta poeira que fica ruim para respirar. Ações da prefeitura não chegam até aqui, mas o carnê do IPTU, esse não falha", diz a costureira Maria Franco da Rocha, de 54 anos.

Outra reclamação recorrente é sobre esgoto a céu aberto em diversos pontos da cidade. O comerciante Ricardo Luís Freitas de Carvalho mora no Maitinga e diz ter um de estimação na porta de sua casa.

"Esse não tem jeito. Como a prefeitura não manda ninguém vir aqui resolver o problema, já tentamos solucionar por conta, mas não dá. Tiramos um pouco da água suja, mas enche novamente. Além do cheio ruim, em casa temos medo de doenças. Tenho um filho pequeno e minha sogra de idade mora comigo. É um absurdo termos que passar por isso pagando impostos tão altos", desabafa.

O motorista de aplicativo Roberto Almeida Dias pensa em fazer uma campanha com moradores do bairro onde mora caso a situação não se resolva para que ninguém pague o imposto com valor abusivo.

"Estou revoltado. Todo ano há aumentos, mas esse ano foi um verdadeiro assalto à mão armada. Se ainda fosse uma cidade que proporcionasse só coisas boas para a gente, ainda era justo pagar por isso. Mas a cidade está abandonada. Aqui no Jardim Raphael vemos lixo e entulhos pelas ruas, pois em alguns pontos não passa a coleta. Temos que engolir uma situação dessa? Não mesmo, eu cansei".


Com a palavra

Em nota, a Prefeitura de Bertioga disse que pra o reajuste desse ano foi aplicada a inflação de 10,67%, que foi o valor do IPCA. Confira a nota na íntegra.

"O imposto seguiu todos os tramites legais. A planta genérica utilizada para lançamento, foi a planta que foi aprovada em 2018. No resultado dessa planta, que vem sendo atualizado ao longo dos anos, foi aplicada a inflação de 10,67%, que foi o valor do IPCA. O maior impacto, efetivamente, que foi causado no valor final do carnê do IPTU, refere-se a lançamento da taxa de lixo. Essa taxa é uma cobrança que foi instituida pelo governo federal e nós somos obrigados a fazer essa cobrança por conta do marco regulatório do meio ambiente. Esse recurso entra efetivamente vinculado para tratamento e destinação final do lixo, isso se traduz em saúde pública. Toda essa arrecadação que vem para a prefeitura está sendo devolvida em serviços públicos nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, saneamento, e é isso que a população precisa".

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Estudantes recolhem 1 tonelada de lixo em ação do Ecomar

SAÚDE PÚBLICA

Hospital Municipal de Cubatão adquire novo tomógrafo

DESENVOLVIMENTO LOCAL

Formatura celebra novos profissionais capacitados em tecnologia em São Vicente

2
Entre em nosso grupo