Quinta, 16 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,45

EuroR$ 6,36

Santos

24ºC

FISCALIZAÇÃO

Mongaguá volta a ter grupamento ambiental na GCM

O início do trabalho foi efetivado nesta terça-feira (14/10) pela prefeita Cristina Wiazowski, que, ao lado do secretário de Governo, Paulo Wiazowski Filho, e do secretário de Segurança, Coronel Argeo Arias, recebeu os agentes do primeiro plantão, os GCMs

Da Redação

16/10/2025 - quinta às 11h35

Gabriel Freitas

Auxiliar na proteção de áreas em preservação ambiental, de mananciais e de recursos hídricos, assim como atuar em ocorrências envolvendo trilhas ecológicas e animais silvestres. Estas são algumas das atribuições do GEPAM – Grupamento Especial de Proteção Ambiental, núcleo de trabalho segmentado da Guarda Civil Municipal (GCM) criado em 2011, que foi desmobilizado e agora retorna às atividades. 

"Sabemos da necessidade de adequação de efetivo e infraestrutura, que estão sendo feitas conforme a possibilidade, dentro do processo de reconstrução das instituições públicas. Mas precisamos desse apoio, pois nossa cidade detém demandas específicas envolvendo o meio ambiente. Temos áreas rurais e regiões da Serra do Mar por toda parte, que precisam de cuidado e monitoramento", ressaltou a chefe do Executivo.

Justamente pela atuação em zonas periféricas é que este grupo também dará apoio às ações regulares da GCM e da Secretaria de Meio Ambiente, sobretudo relacionadas à fiscalização de invasão de glebas, à poda ou supressão de árvores sem autorização, de descarte de entulhos e degradação da natureza, e junto às aldeias indígenas. Todo esse trabalho terá conexão direta com a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

Segundo o secretário Argeo Arias, o GEPAM é um suporte especializado e vai ao encontro do planejamento de atuação da GCM. "Parece que desmembra a Guarda (GCM), mas não. É um complemento, assim como acontece com a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e com núcleos específicos que pretendemos criar, como a Patrulha Familiar, que visa atender a ocorrências envolvendo a Lei Maria da Penha."

Para o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Barril Dalla Pria, o núcleo é um grande reforço para o trabalho de fiscalização e monitoramento que é realizado diariamente pela equipe da Pasta. "Nossa responsabilidade tem sido ampliada com o avanço das legislações. Por isso, é importante esse suporte institucional, para ganharmos musculatura e conseguirmos garantir o bem-estar ambiental, social e coletivo."
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

VALE DO RIBEIRA

Governo de SP garante acesso viário à comunidade quilombola de Bombas no Vale do Ribeira

OUTUBRO ROSA

Projeto "Movimento Rosa" promove manhã de conscientização e solidariedade em Santos

PROGRAMA

Vovô Sabe Tudo recebe quase 200 inscrições no primeiro dia, em Santos

2
Entre em nosso grupo