MORADIA
Projeto é resultado de ação conjunta entre Prefeitura, Governo do Estado, CDHU e Funai, com licitação já concluída.
Da Redação
06/08/2025 - quarta às 17h29
A Terra Indígena Guarani do Aguapeú, localizada em Mongaguá, será contemplada com a construção de 10 novas moradias por meio do Programa Moradia Indígena, do Governo do Estado de São Paulo.
O projeto atende a uma demanda da própria comunidade e marca a continuidade das ações habitacionais iniciadas em 2010, quando 20 unidades foram entregues durante a gestão do então prefeito Paulinho Wiazowski.
As obras já foram licitadas, com previsão de início para os próximos meses. Toda a gestão de acompanhamento será conduzida pela Funai, em conformidade com as diretrizes legais para intervenções em territórios indígenas e com respeito aos costumes, à cultura e à organização interna da comunidade Guarani.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Barril, "É fundamental que haja consolidação de propostas entre a comunidade indígena e o poder público. Isso garante segurança, legitimidade e respeito ao modo de vida tradicional".
A Unidade Gestora de Habitação mantém diálogo constante com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, especialmente em iniciativas que envolvem populações tradicionais ou áreas sensíveis. "A cooperação entre secretarias é essencial para assegurar que as ações estejam em consonância com os parâmetros legais e com o protagonismo das comunidades envolvidas", afirma o secretário Barril.
"A construção das novas unidades habitacionais representa não apenas melhorias estruturais, mas também o fortalecimento do vínculo entre o poder público e a comunidade Guarani, em uma política que valoriza a dignidade, a escuta ativa e o reconhecimento da diversidade cultural de Mongaguá", destaca Fernando Felizi, gestor da Habitação.
A ação é realizada pela Prefeitura de Mongaguá, por meio da Unidade Gestora de Habitação e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Deixe a sua opinião
ver todos