Terça, 10 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

27ºC

LAZER

Mongaguá tem observado aumento substancial de atividades náuticas, como stand-up paddle, caiaques

Para a Administração, a ausência de normatização gera conflitos entre embarcações e banhistas, aumenta riscos de acidentes, expõe o Poder Público a responsabilidades administrativa e civil, dificulta a fiscalização

Da Redação

23/12/2025 - terça às 08h50

Mongaguá tem observado aumento substancial de atividades náuticas, como stand-up paddle, caiaques, banana boat, canoa havaiana e esqui, principalmente em épocas de alta temporada. Por isso, lei editada pela Prefeitura quer promover um ordenamento seguro, sustentável e juridicamente adequado a essas práticas aquáticas.

Para a Administração, a ausência de normatização gera conflitos entre embarcações e banhistas, aumenta riscos de acidentes, expõe o Poder Público a responsabilidades administrativa e civil, dificulta a fiscalização, induz à ocupação indevida da faixa de areia e pode comprometer a preservação ambiental e a balneabilidade.

A lei estabelece, por exemplo, limites quantitativos de autorizações aos praticantes, definição de raias e áreas de operação, horários de funcionamento, regras de acesso à praia, preservação ambiental, controle de segurança, retirada diária dos equipamentos e deveres das empresas autorizadas a explorarem o serviço.

Essas medidas, justifica a Prefeitura, atendem às boas práticas adotadas em estâncias turísticas brasileiras e às recomendações de órgãos de segurança e controle, além de obedecerem às normas federais, como a Lei nº 9.537/1997, NORMAM/DPC 02 e 03, e diretrizes da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo.

As exigências, resume o texto da lei editada, promovem a proteção de usuários, turistas e operadores, além de reduzirem o impacto ambiental e manterem a qualidade da orla, incentivarem o turismo e fomentarem o desenvolvimento econômico e a geração de renda. 

A íntegra da Lei Municipal nº 3.446/2025 consta na edição nº 2.034 do dia 12/12/2025 do Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município, acessada pelo link https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=NzUwNTM5.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

REDE ESTADUAL

São Paulo sanciona lei que autoriza fornecimento de protetores auriculares para estudantes autistas

HABITAÇÃO

Moradores de quatro bairros recebem escrituras definitivas nesta quarta-feira (11)

SANTOS

Nova escola homenageia Edson Arantes do Nascimento e vai atender 500 alunos

2
Entre em nosso grupo