SEGURANÇA PÚBLICA
"A população acredita muito no trabalho da nossa Guarda Municipal. Mas precisamos de um contingente importante de policiais (Civis e Militares) para que a estratégia de atuação das corporações seja efetiva e contemple todo o município."
Da Redação
25/09/2025 - quinta às 03h00
A reflexão é do secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito de Mongaguá, Cel. Argeo Arias Rodrigues Filho, que nutri a expectativa para as próximas semanas do anúncio pelo Governo do Estado do reforço de efetivo institucional para a Operação Verão 2025-2026.
Conforme o gestor, com a estimativa do contingente de homens será possível também às equipes de sua Pasta em comunhão com o comando da Guarda Civil Municipal (GCM) iniciarem o planejamento do esquema tático da temporada, quando Mongaguá deverá novamente triplicar o número de habitantes. "As ações estão pensadas, mas somente com a previsão de policiais é possível traçarmos os métodos de ostensividade que conseguiremos abranger, em conjunto e descentralizados. Historicamente vinham cerca de 130, esperamos que esse número possa chegar próximo dos 200."
O secretário prevê intervenções maciças na faixa arenosa e operações específicas de patrulhamento preventivo, sejam elas a pé, de moto, viaturas ou quadriciclos. "Temos registrado aumento exponencial de delitos envolvendo principalmente objetos de ouro e aparelhos celulares com o indivíduo exibindo arma de fogo ou arma branca (faca). Por isso, priorizaremos ações de impacto, mostrando superioridade numérica, com homens armados, dispondo de dispositivos letais e não-letais."
A intenção, comenta Rodrigues Filho, é promover a cultura da paz e tranquilidade. "A população pode contar com todo o nosso esforço e organização. O trabalho será desenvolvido da forma mais ostensiva e eficaz possível", disse ele, lembrando que terão atenção ainda as ocorrências contra a ordem, sobretudo com apoio do sistema de câmeras. "Buscaremos evitar aglomerações suspeitas e fluxos com atitudes contra os direitos fundamentais. Agiremos para garantir o bem-estar individual e coletivo."
Deixe a sua opinião
ver todos