CIDADES
Município realiza ações de conscientização e fiscalização para o ordenamento urbano
da Redação
09/01/2026 - sexta às 11h00
Com expectativa de receber ao menos 250 mil turistas nesta temporada, Mongaguá se prepara para viver um dos períodos mais movimentados do ano. A proposta é simples: garantir dias agradáveis para quem visita, tranquilidade para quem mora e benefícios para toda a cidade.
Para que isso aconteça, o bom senso precisa falar mais alto. Respeito mútuo, convivência harmoniosa e cumprimento das leis e das boas maneiras são atitudes essenciais para que o clima de férias seja positivo para todos. O bem-estar coletivo vem em primeiro lugar — exageros ficam de fora.
Para garantir que tudo saia bem, as equipes de fiscalização da Prefeitura, a Guarda Municipal e o efetivo da Polícia Militar, reforçado pela Operação Verão estão atentos aos excessos.
Mobilidade
A cidade conta com o serviço de locação de patinetes elétricos, usados para pequenos trajetos pela população por aplicativo. Esses equipamentos, assim como as bicicletas elétricas, estão sujeitos às regras de trânsito. É fundamental priorizar o pedestre e usar os equipamentos apenas nos espaços legalmente permitidos e dentro da velocidade adequada.
Com frequentes blitzes em conjunto pela GCM, o Semutran e com o apoio da PM, a fiscalização também atua contra estacionamento irregular, ausência de equipamentos de segurança, e falta de habilitação. Em período de festas é vale reforçar: também que álcool e direção não combinam.
A circulação de bicicletas motorizadas, patinetes elétricos e equipamentos similares foi regulamentada recentemente em Mongaguá. Conhecida como Lei Amanda Boccuto, a norma homenageia uma moradora vítima de acidente envolvendo esse tipo de equipamento e estabelece regras, como a circulação em ciclovias e ciclofaixas, entre outros pontos.
Deixe a sua opinião
ver todos