EDUCAÇÃO
Ações realizadas pela equipe de Enfermagem em 10 creches buscam a identificação precoce de necessidades, garantindo o desenvolvimento saudável e seguro dos pequenos, conforme diretrizes do Ministério da Saúde
Da Redação
24/10/2025 - sexta às 06h00
Desde os primeiros anos de vida, cada criança em Mongaguá recebe atenção especial e um acompanhamento fundamental para o seu desenvolvimento. Atualmente, cerca de 700 alunos de 10 creches municipais participam das ações de Puericultura, uma área da saúde que visa acompanhar de forma criteriosa o crescimento e o desenvolvimento infantil, garantindo saúde e segurança desde cedo.
Segundo o Ministério da Saúde, o acompanhamento contínuo da Puericultura é fundamental para assegurar um desenvolvimento físico, mental e nutricional adequado à idade.
Em Mongaguá, essas atividades são conduzidas pela equipe de enfermagem e incluem:
Avaliação Clínica: exame físico completo da criança;
Avaliação Antropométrica e Nutricional: medições de peso, comprimento/estatura e perímetro cefálico para identificar possíveis riscos de desnutrição ou excesso de peso;
Vigilância do Desenvolvimento: identificação precoce de alterações no desenvolvimento infantil.
Esse acompanhamento permite intervenções rápidas e apoio contínuo, promovendo um desenvolvimento mais saudável. As famílias também recebem orientações e, quando necessário, encaminhamentos para garantir a atenção adequada a cada criança.
Segundo a secretária de Saúde, Zilvani Guimarães, as atividades de puericultura são realizadas de forma periódica: "Essas ações integram saúde e educação, um ponto chave da atenção primária. Elas nos permitem identificar precocemente qualquer necessidade especial de atenção, assegurando às crianças um desenvolvimento mais saudável", destacou.
Cronograma dos Próximos Dias
24/10
Manhã | 8h às 11h
Creche Tia Dita (Avenida Triesse, 1075 – Agenor de Campos)
91 crianças
Tarde | 13h às 16h
Creche Barigui (Rua Antônio Humberto Tortora, 2.231 – Agenor de Campo)
101 crianças
Continuidade no Cuidado Infantil
O trabalho de atenção integral à criança é reforçado pelas demais iniciativas da Secretaria. Recentemente, durante os meses de setembro e outubro, o município promoveu ações de Saúde Bucal nas EMEIFs e EMEIs.
Com a coordenação do gestor de Odontologia da Prefeitura, Dr. Fernando Accioly, foram realizadas atividades lúdicas e preventivas – como escovação supervisionada e aplicação de flúor – que complementam o cuidado da Puericultura e incentivam a criação de hábitos saudáveis essenciais para a saúde futura das crianças.
Deixe a sua opinião
ver todos