Segunda, 08 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,44

EuroR$ 6,33

Santos

26ºC

URBANISMO

Mongaguá ganhará espaço multiuso às margens do rio que dá nome ao município

Em algumas semanas a Prefeitura divulgará detalhes sobre o projeto conceitual e as definições para o uso daquele espaço público

Da Redação

08/12/2025 - segunda às 11h07

A Prefeitura de Mongaguá prepara um importante projeto de criação de um espaço multiuso, com praça de alimentação e áreas de lazer e convivência, no início da Rua Lavínia Arens, no Centro, às margens da escadaria do Rio Mongaguá. 

 

A iniciativa dará outro aspecto ao local, hoje ocioso e, no período noturno, com a iluminação comprometida em razão de uma histórica árvore, que apesar de podada é muito robusta. A situação até vulnerabiliza as pessoas que passam pelo local.

 

O objetivo da Prefeitura é valorizar ainda mais a vocação turística da região central e estabelecer um ambiente inovador para a cidade, harmônico, acessível, e, ao mesmo tempo, impulsionar o comércio local. 

 

"Infelizmente, o espaço, apesar de paisagem natural, está sem vida. E à noite, ainda não oferece segurança. O projeto trará múltiplas possibilidades e oportunidades a toda a área e adjacências. Eventos, comércios e afins, reconfigurando e desenvolvendo toda aquela região", comentou o vice-prefeito, Julio da Imobiliária.

 

Ele lembra que justamente neste local fica a porta de entrada e saída da Escola Estadual Aracy da Silva Freitas, ou seja, de intensa circulação de pessoas invariavelmente. 

 

E ainda que a área fica próxima à parte de trás do Ginásio Jacozão, equipamento esportivo que está fechado há algum tempo por problemas de documentação, fator que neutralizou o interesse das pessoas em passarem por ali.

 

"Apesar de estarmos adiantando a regularização para que o ginásio volte a receber eventos, a obra levará tempo e dependerá de convênios. A nova área, portanto, também motivará a mobilização pelo retorno do equipamento esportivo", ressaltou a gestora de Planejamento, Kátia Freire.

 

Ainda na região, a Prefeitura instalou uma base fixa da GCM (Guarda Civil Municipal), contemplando a localidade, pois os guardas fazem patrulhas a pé.

 

Em algumas semanas a Prefeitura divulgará detalhes sobre o projeto conceitual e as definições para o uso daquele espaço público.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

INVESTIMENTOS PÚBLICOS

Mais 24 ruas de cinco bairros de Santos ganham iluminação em LED em novembro

ACONTECE

Prefeitura de Peruíbe convida população para audiência pública sobre o novo aterro sanitário

OPORTUNIDADES

PAT de São Vicente oferece quase 200 vagas para empregos

2
Entre em nosso grupo