URBANISMO
Em algumas semanas a Prefeitura divulgará detalhes sobre o projeto conceitual e as definições para o uso daquele espaço público
Da Redação
08/12/2025 - segunda às 11h07
A Prefeitura de Mongaguá prepara um importante projeto de criação de um espaço multiuso, com praça de alimentação e áreas de lazer e convivência, no início da Rua Lavínia Arens, no Centro, às margens da escadaria do Rio Mongaguá.
A iniciativa dará outro aspecto ao local, hoje ocioso e, no período noturno, com a iluminação comprometida em razão de uma histórica árvore, que apesar de podada é muito robusta. A situação até vulnerabiliza as pessoas que passam pelo local.
O objetivo da Prefeitura é valorizar ainda mais a vocação turística da região central e estabelecer um ambiente inovador para a cidade, harmônico, acessível, e, ao mesmo tempo, impulsionar o comércio local.
"Infelizmente, o espaço, apesar de paisagem natural, está sem vida. E à noite, ainda não oferece segurança. O projeto trará múltiplas possibilidades e oportunidades a toda a área e adjacências. Eventos, comércios e afins, reconfigurando e desenvolvendo toda aquela região", comentou o vice-prefeito, Julio da Imobiliária.
Ele lembra que justamente neste local fica a porta de entrada e saída da Escola Estadual Aracy da Silva Freitas, ou seja, de intensa circulação de pessoas invariavelmente.
E ainda que a área fica próxima à parte de trás do Ginásio Jacozão, equipamento esportivo que está fechado há algum tempo por problemas de documentação, fator que neutralizou o interesse das pessoas em passarem por ali.
"Apesar de estarmos adiantando a regularização para que o ginásio volte a receber eventos, a obra levará tempo e dependerá de convênios. A nova área, portanto, também motivará a mobilização pelo retorno do equipamento esportivo", ressaltou a gestora de Planejamento, Kátia Freire.
Ainda na região, a Prefeitura instalou uma base fixa da GCM (Guarda Civil Municipal), contemplando a localidade, pois os guardas fazem patrulhas a pé.
Em algumas semanas a Prefeitura divulgará detalhes sobre o projeto conceitual e as definições para o uso daquele espaço público.
Deixe a sua opinião
ver todos