Sexta, 16 de Janeiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

27ºC

JUSTIÇA

Ministério Público atua em comunidade santista atingida por incêndio

Objetivo é buscar soluções que permitam regularização fundiária e urbanização dos locais

Da Redação

04/08/2025 - segunda às 10h23

Atingida por incêndio na manhã desta sexta-feira (1º/8), a Comunidade Caminho São Sebastião, em Santos, é objeto de atuação do MPSP por meio das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo e do Meio Ambiente.

 

Assim como ocorre nas demais áreas com ocupações informais na cidade, a instituição visa a fomentar a intervenção do Poder Público a partir da definição de prioridades com base no grau de risco.

 

Tramitam no Ministério Público procedimentos envolvendo o Dique da Vila Gilda e seu entorno, como o Jardim Rádio Clube e o São Manuel, dentre outros. O foco da Promotoria de Justiça é a busca por soluções que permitam a regularização fundiária e consequente urbanização dos locais quando possível, com a remoção das ocupações que estejam em áreas de risco às famílias.

 
Algumas dessas áreas já estão em processo avançado de ajustamento de conduta, inclusive com financiamento de outros entes federados. É o caso do Projeto Parque Palafitas e do Jardim São Manoel, onde se busca a efetiva regularização e urbanização, com habitações dignas e seguras, preferencialmente na mesma área. 

 

O incêndio desta sexta se alastrou por diversas residências precárias, afetando cerca de 100 moradias, segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Até o momento, há registro de uma morte e de duas pessoas feridas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OBRAS

Obras de drenagem na Av. Nações Unidas, na Vila Nova, entram na fase final

PAT

PAT de Bertioga tem 89 vagas de emprego em diversas áreas

MICROEMPREENDEDOR

Secretaria de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo reforça a importância da Declaração Anual

2
Entre em nosso grupo