COTIDIANO
O Programa Vovô Sabe Tudo conta atualmente com 36 integrantes
Da Redação
23/07/2025 - quarta às 09h34
O Orquidário teve uma manhã de terça (22) de muita alegria com contação de histórias, cantigas de rodas e recitação de poesia reunindo integrantes do Programa Vovô Sabe Tudo, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), seus netos e frequentadores. A atividade antecipou o Dia dos Avós, que no Brasil é celebrado em 26 de julho.
Organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Social (Codeso), o encontro teve como objetivo promover entrosamento de gerações, com idosos demonstrando aos mais jovens as brincadeiras que fizeram parte de sua infância.
"Aqui estamos resgatando atividades intergeracionais, com memórias afetivas das brincadeiras dos nossos avós", relatou Poliana Prado, assistente social do programa. A ideia é promover momentos sem o celular e conectar os vínculos afetivos.
A vovó Elizabeth Ferreira, de 70 anos, integrante do programa, levou as netas Giovana, 8, e Angela, 9. "É gratificante aproximar minhas netas das brincadeiras de nossa época. Aqui nem sentem falta do celular".
Rosana Santos, 69, levou a neta Kiara, 4, e revelou entusiasmo com as atividades no Orquidário, onde atua como integrante do programa. "Hoje temos a oportunidade de vivenciar coisas que a gente não fazia há muito tempo".
BRINQUEDOS
Os vovôs, com suas habilidades manuais, produziram brinquedos que remetem às memórias afetivas como pião, petecas e telefone sem fio, feitos de latinhas.
A habilidade de contação de histórias ficou por conta da vovó Iracema Torres, 73. "Meu instrumento de trabalho são minhas mãos e minha voz e sou muito feliz por fazer isso".
Um bondinho feito na Ecofábrica da Prefeitura foi cenário para os participantes tirarem fotos. Outra vovó do programa, Ana Luiza de Siqueira, 63, declamou poesias.
Também houve vovó que reservou o dia para passear no Orquidário e acabou participando das atividades. Mara Silvia Barbosa Palma Silva, 61, assim que viu a cantiga de rodas, entrou com os netos na roda. "Foi um dia diferente e especial".
PROGRAMA
Para o titular da Seds, Elias Junior, a atividade foi uma forma de homenagear os avós junto aos seus netos de uma forma diferente, especialmente neste período de férias. "Um momento também para relembrar um pouco de nossa infância".
O Programa Vovô Sabe Tudo conta atualmente com 36 integrantes que são selecionados em processo seletivo. Teve início em 1998 e fornece contato direto entre gerações e o reconhecimento e valorização do saber da pessoa idosa, que desenvolve suas habilidades e compartilha seus conhecimentos em equipamentos municipais.
Os selecionados passam por capacitação e recebem um salário mínimo, gratuidade no transporte coletivo e desempenham 20 horas de trabalho semanais, sendo quatro delas dedicadas à formação permanente. Cada grupo atua durante 18 meses no programa. As inscrições são divulgadas no Diário Oficial, canais oficiais da Prefeitura e imprensa.
Deixe a sua opinião
ver todos