SAÚDE
UBS do Morro do Índio agora integra a lista de 5 unidades que oferecem o imunizante
Da Redação
30/09/2025 - terça às 14h41
A partir de 30 de setembro, a Unidade de Saúde da Família do Morro do Índio passa a oferecer às terças-feiras a vacina da BCG. A unidade fica na Avenida Principal, 3469, Vila Esperança. O horário de vacinação é das 9 às 15 horas. Com essa medida, agora são cinco unidades que oferecem o imunizante no município, cada uma em um dia. Mesmo com uma cobertura de mais de 90% da BCG em Cubatão, a Secretaria de Saúde de Cubatão tem o objetivo de ampliar o número de opções para que mães, pais e responsáveis possam levar seus filhos para receber a vacina, disponível para crianças menores de 5 anos de idade. Os responsáveis devem levar carteira de vacinação e a certidão de nascimento.
A vacina é oferecida cada dia em um local para evitar a perda do imunizante. De acordo com norma técnica do Ministério da Saúde, uma vez aberta, a vacina BCG pode ser utilizada por no máximo 6 horas, se mantida sob refrigeração (+2°C a +8°C). Após esse período, perde a validade e deve ser descartada. O frasco da vacina BCG é de múltiplas doses.
BCG
A vacina é garantida na maternidade do Hospital Municipal de Cubatão para todos os recém-nascidos e está disponível agora nas quatro unidades para crianças que tenham nascido em outras maternidades ou que não tomaram a dose por algum motivo. A vacina BCG previne contra as formas graves da tuberculose (meníngea e miliar), é feita com o bacilo de Calmette-Guérin, que é uma forma enfraquecida da bactéria que causa a tuberculose. Também contém glutamato de sódio e solução fisiológica.
Locais, confira as unidades e os dias de disponibilidade da BCG:
Segunda-feira: Jardim Casqueiro, Rua Espanha, s/nº;
Terça-feira: Morro do Índio, Avenida Principal, 3469, Vila Esperança;
Quarta-feira: Vila Nova, Rua São João, 185;
Quinta-feira: Vila Natal, Rua dos Cravos, 331; e
Sexta-feira: Jardim 31 de Março, Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº.
Treinamento
Ao longo da semana, a equipe do Morro do Índio recebeu capacitação sobre vacina BCG, realizada com o objetivo de fortalecer a prática dos profissionais de saúde, garantindo maior segurança e qualidade na assistência prestada à população. Durante o treinamento, foi abordado o conteúdo teórico, contemplando aspectos relacionados à importância da vacina, indicações, contraindicações, conservação, preparo e manejo adequado.
Em seguida, experimentaram a parte prática, com a simulação da técnica de aplicação da vacina BCG, permitindo o aperfeiçoamento das habilidades manuais e a padronização dos procedimentos.
Relação mãe-bebê
Além das informações sobre a BCG, o treinamento levou aos profissionais orientações complementares sobre a importância de aproveitar o momento da vacinação para realizar uma avaliação integral da relação entre mãe e bebê. Nesse contexto, foi reforçada a necessidade de observar a pega correta da amamentação quando o bebê é colocado para mamar durante a aplicação da vacina, promovendo o conforto da criança e contribuindo para o fortalecimento do aleitamento materno.
Também foram discutidas estratégias para avaliar a presença de lesões mamárias, identificar possíveis condições de saúde visíveis no bebê, verificar a higiene do coto umbilical e atentar-se para questões relacionadas à saúde da puérpera. Essa abordagem amplia a prática vacinal, transformando o ato da imunização em um momento de cuidado integral, que valoriza não apenas a proteção contra doenças imunopreveníveis, mas também a promoção da saúde e do bem-estar das mães e filho.
Deixe a sua opinião
ver todos