Quarta, 07 de Janeiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

26ºC

FISCALIZAÇÃO

Mais de mil ações são realizadas durante a Operação "Pé na Areia" em Guarujá

O maior número de ações foi referente ao uso de aparelhos de som, totalizando 675 atendimentos e a apreensão de 80 equipamentos

Da Redação

06/01/2026 - terça às 09h45

Desde o dia 20 de dezembro até o último domingo (4), a Operação "Pé na Areia", realizada pela Prefeitura de Guarujá, registrou 1.004 ações de fiscalização  de posturas e ordenação nas praias, com uma equipe de 60 agentes entre fiscais, guardas municipais e policiais militares, atuando diariamente da Praia do Guaiúba até a Praia de Pernambuco, com o objetivo de evitar abusos durante a temporada de verão, período em que há um aumento significativo na circulação de turistas e moradores no Município.

 

O maior número de ocorrências durante o período foi referente ao uso de aparelhos de som, totalizando 675 atendimentos e a apreensão de 80 equipamentos sonoros.  A permanência de animais na faixa arenosa é proibida, e 59 tutores foram orientados a retirar os seus pets. A fiscalização também flagrou 77 ambulantes que estavam atuando de forma irregular.

 

Entre as ações houve ainda 47 barracas de camping e cinco tendas que tiveram que ser desmontadas, além da retirada de uma rede que foi instalada em uma árvore. Foram realizadas, também, 18 ações sobre proibição de reserva de espaço na areia, e 21 bicicletas foram apreendidas e encaminhadas ao pátio municipal por uso indevido. Por fim, uma pessoa foi impedida de realizar churrasco na praia.

 

A Operação Pé na Areia ocorrerá todos os dias durante a temporada de verão, atuando principalmente nas praias e no entorno, e é intensificada aos finais de semana. A ação reafirma o empenho da Prefeitura de Guarujá em promover um verão mais seguro, organizado e harmonioso para moradores, turistas e comerciantes que utilizam as praias do Município.

 

A iniciativa é realizada em conjunto pela Fiscalização do Comércio Ambulante e Posturas da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), com o apoio de fiscais da Vigilância Sanitária, vinculados à Secretaria de Saúde (Sesau) e Secretaria de Defesa e Convivência Social, com a Guarda Civil Municipal e apoio da Polícia Militar.

 

Confira o que não é permitido nas praias de Guarujá:

 

·         Animais

Proibido o acesso na faixa de areia 

 

·         Caixas de som

Proibido amplificadores de som de qualquer tipo

 

·         Tendas

Proibida a instalação de tendas, barracas ou similares

 

·         Churrasco

Proibido churrasqueiras e similares

 

·         Bicicletas

Proibido o estacionamento e o trânsito na faixa de areia

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ACONTECE

Guarujá sanciona lei que cria Programa de Incentivo ao Comércio Local

SAÚDE

Hospital Regional Jorge Rossmann está entre os 30 melhores hospitais públicos de São Paulo

GESTÃO PÚBLICA

UPA de Mongaguá registra mais de 11 mil atendimentos em dezembro durante a alta temporada

2
Entre em nosso grupo