Quinta, 04 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,45

EuroR$ 6,35

Santos

19ºC

POVOS ORIGINÁRIOS

Mais de 250 indígenas celebram o "Ara Mombareté" - Tempo de fortalecer em Peruíbe

Encontro foi realizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania e pela Prefeitura de Peruíbe

Da Redação

03/09/2025 - quarta às 20h48

Com cores, cantos, saberes e tradições, Peruíbe viveu na última sexta-feira (29) um dia de celebração e fortalecimento da cultura indígena. O “Agosto Indígena – Ara Mombareté” – Tempo de fortalecer, promovido pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas, em parceria com a Prefeitura de Peruíbe, reuniu 15 aldeias e cerca de 250 indígenas na Praça Flórida, em um grande encontro que exaltou a memória, a cultura e a resistência dos povos originários do litoral sul paulista.
 

A programação contou com rodas de conversa, oficinas de artesanato e grafismo, cantos tradicionais, coral indígena, apresentações culturais e o lançamento do livro “Saberes e Conhecimentos Ancestrais”, tendo como um dos organizadores da obra, o líder espiritual do povo tupi-guarani da terra indígena Piaçaguera, Pitotó Awadju,e , entre os destaques estiveram o coral da Aldeia Nhamandu Mirim e as apresentações das aldeias Tabaçu, Tapirema e Piaçaguera.
 

Estiveram presentes o secretário da Justiça e Cidadania em exercício, Raul Christiano; o prefeito de Peruíbe, Felipe Bernardo; o coordenador de Políticas para os Povos Indígenas, Cristiano Kiririndjú; o representante da Fundação Nacional de Povos Indígenas (Funai), Cacique Ubiratã Gomes; representantes da Fundação Florestal e do SEBRAE-SP, além de vereadores e autoridades locais.
 

O secretário em exercício, Raul Christiano, ressaltou a importância da iniciativa: “O Agosto Indígena é um espaço de valorização, reconhecimento e fortalecimento das comunidades indígenas, que nos ensinam diariamente sobre identidade, resistência e preservação da vida. Em São Paulo, o tema indígena tem recebido atenção especial do governador Tarcísio de Freitas e do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o que fortalece ainda mais ações como esta, que aproximam a sociedade dos saberes e tradições dos povos indígenas”.
 

O prefeito Felipe Bernardo destacou a relevância da parceria: “Peruíbe tem uma forte presença indígena e este evento reforça o compromisso da cidade em valorizar a cultura, preservar os saberes ancestrais e promover o respeito à diversidade. Com o apoio do Governo de São Paulo, damos ainda mais força a essa união entre município, Estado e comunidades indígenas”.
 

O coordenador de Políticas para os Povos Indígenas, Cristiano Kiririndjú, também destacou o impacto da celebração: “Este é um tempo de fortalecer as raízes, preservar os saberes ancestrais e garantir que as futuras gerações tenham orgulho da sua identidade. Com o apoio do governador Tarcísio de Freitas e dos secretários Fábio Prieto e Raul Christiano, reafirmamos a luta e a união dos povos indígenas de Peruíbe em sintonia com a sociedade”.
 

O evento se estendeu até altas horas da noite, encerrando-se com uma emocionante cantoria indígena que envolveu todos os participantes, celebrando a cultura e fortalecendo os laços entre as comunidades e a sociedade.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE EM FOCO

Mongaguá garante mais de 2,6 mil atendimentos pelo TFD em agosto

PRAZO ESTENDIDO

Prazo para entrega de declaração de bens por servidores é prorrogado até 17 de setembro

GRATUITO

Festival CRIE como quem LUTA realiza programação na Aldeia Piaçaguera, em Peruíbe, em 6 de setembro

2
Entre em nosso grupo