Quinta, 07 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,46

EuroR$ 6,34

Santos

22ºC

MARÉ ALTA E CHUVAS

Mais de 1,3 mil profissionais atuam na operação de manutenção após temporal que atingiu Santos

Todos os canais já estão desassoreados

da Redação

07/08/2025 - quinta às 10h00

Mais de 1,3 mil profissionais foram mobilizados pela Prefeitura de Santos, nesta quarta-feira (6), na operação de rescaldo após o forte temporal que atingiu a Cidade. Ações envolveram limpeza, zeladoria, monitoramento de áreas de risco, intervenções no trânsito, entre outras.

 

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu em Santos 124 mm desde a madrugada até 16h de quarta (medidor Morro do São Bento), um dos maiores índices de todo o Estado no período e supera, em menos de 24 horas, a média histórica de chuvas para todo o mês (122,4 mm). 

 

Entre as principais ações destacam-se vistorias e intervenções em pontos críticos, como áreas sujeitas a alagamentos, acúmulo de lixo e obstruções no sistema de drenagem. As equipes também monitoram canais com alto volume de água e vias com histórico de acúmulo de água.

 

MONITORAMENTO DE ÁREAS DE RISCO

Nos Morros, a Defesa Civil mantém equipes monitorando áreas consideradas de risco para deslizamentos. Até o momento, não há registro de feridos ou ocorrências graves.

 

COLETA DE LIXO

Na terça (5) à tarde, após oito dias, foi encerrada a paralisação parcial dos trabalhadores da coleta e limpeza urbana, que atingiu Santos e mais cinco cidades da região.

 

Para a retirada dos resíduos acumulados, o consórcio Terra Santos, responsável pelo serviço, reforçou as equipes em mais de 40%, as quais atuaram até 4h desta quarta nos bairros mais atingidos. Os trabalhos foram retomados a partir das 6h30 e prosseguem durante todo o dia.

 

 

DESASSOREAMENTO

Todos os canais já estão desassoreados. Somente no canal 3, cerca de 960 toneladas de areia já haviam sido retiradas pelo serviço de desassoreamento até terça (5).

 

E as fortes chuvas contribuíram para a remoção de sedimentos, facilitando o escoamento e acelerando o processo de limpeza. Equipes da Sepref e da Prodesan atuaram de forma emergencial para garantir que os canais estivessem plenamente desobstruídos, prevenindo alagamentos e reduzindo os impactos à população.

 

TRÂNSITO

Não há mais interdições ou bloqueios nas vias neste momento em virtude de alagamentos. Há atualizações constantes pelo perfil @cet_santos (instagram).

 

A recomendação é que os motoristas utilizem o aplicativo Waze, atualizado instantaneamente com as melhores opções de percurso.  

 

Segundo o presidente da CET-Santos, Antônio Carlos Gonçalves, o órgão mobilizou todas as equipes para garantir a segurança viária, minimizar os transtornos e orientar a população. "Monitoramos os pontos de alagamento, ajustamos a sinalização, desviando o tráfego quando necessário, e continuamos apoiando diretamente as equipes da Defesa Civil e demais órgãos de emergência. Pedimos que os motoristas redobrem a atenção, respeitem as orientações dos agentes e, se possível, evitem sair de casa durante os períodos de maior intensidade da chuva".

 

Sempre que possível, os motoristas são aconselhados, também, a não atravessar ruas alagadas, a fim de evitar acidentes.

 

Durante a manhã, o transporte coletivo operou com rotas alternativas, mas foi normalizado à tarde.

 

Chuva totalmente atípica no período

O chefe da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, explicou que a chuva foi totalmente atípica para o período. "A junção de ventos, agitação marítima com maré elevada e chuva forte concentrada ocasionou os alagamentos. Continuamos trabalhando, com as equipes de várias frentes da Prefeitura desobstruindo as drenagens, a CET cuidando do trânsito e a Defesa Civil vistoriando permanentemente as áreas de morros". 

 

As recomendações da Defesa Civil incluem não entrar em áreas alagadas, buscar abrigo em momentos de tempestade e não enfrentar alagamentos ao transitar com um veículo. Moradores em áreas de risco devem ficar atentos a sinais de deslizamento, como rachaduras no solo ou paredes.

 

A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199. Além disso, o órgão recomenda que todos os munícipes se cadastrem para receber alertas. Para isso, basta enviar SMS com o número do CEP da residência para 40199.  "Essa chuva deve perdurar por todo dia, e a maré deve continuar alta, então devemos ficar em alerta", concluiu Onias.

 

Confira a previsão do tempo e maré dos próximos dias em https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-tem-previsao-de-nova-frente-fria-e-mare-alta-nos-proximos-dias

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OPORTUNIDADES

São Vicente oferece 20 vagas de emprego em processo seletivo nesta sexta (8)

DIREITOS

Defensoria Pública realiza mutirão para reconhecimento de paternidade na Baixada Santista

LITORAL NORTE

Instituto Verdescola abre inscrições para curso gratuito de Hotelaria

2
Entre em nosso grupo