HISTÓRIA SOBRE TRILHOS
O 23 de setembro é uma data especial para Santos. Há exatos 25 anos a relação afetiva do santista com os bondes, interrompida em 28 de fevereiro 1971, foi resgatada
Da Redação
23/09/2025 - terça às 03h00
Passado meio quarto de século da sua inauguração, a Linha Turística do Bonde celebra milhares de passeios pelo Centro Histórico e infinitas emoções revividas entre os passageiros, em especial aqueles que no passado utilizaram esse sistema de transporte para trabalhar e passear.
A volta conquistou também novos corações e a atração se tornou, rapidamente, em mais um cartão-postal da Cidade. E segue arrebatador. Desde a festa que marcou o início da operação em 23 de setembro de 2000 até o fim do mês passado, quase 2,3 milhões passageiros foram levados pelos bondes para o passeio por ruas que remontam parte da história de Santos. Em números exatos, 2.278.082 de santistas e turistas de várias partes do País e mesmo de outros países que fizeram a viagem e conheceram detalhes sobre construções que são patrimônio artístico, histórico e cultural de Santos e do Brasil.
MEMÓRIAS
Antes mesmo do início a viagem, a Linha Turística já desperta encantamento. Motorneiros e condutores recepcionam o público trajados com uniforme característico ao da época em que os bondes serviam como principal meio de transporte de Santos. A atração conta com acessibilidade, sistema de audioguia e libras. Do total de 13 bondes que hoje integram o acervo da Cidade e seis deles se revezam nas viagens da linha turística levando santistas e visitantes – da Baixada Santista, outras regiões do País e até de outros países.
Ricardo Souza Dias era o motorneiro na primeira viagem e lembra bem como foi. "Fiquei impressionado com a reação das pessoas. Muitas choravam, relembrando histórias que viveram. Contavam que conheceram o namorado/a nas viagens de bonde e acabaram se casando". Ainda hoje ele se mantém na função, sendo um dos profissionais remanescentes desde a criação da linha, operada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Após 25 anos, o clima de resgate de lembranças se mantém a cada viagens. "Entre os passageiros sempre há histórias, Recordam avós que trabalharam nos bondes. É sempre emocionante. Para os mais velhos, pelas recordações e, para os mais jovens que não viveram na época dos bondes também, pela novidade", diz que ele, que nasceu quando o sistema já não mais funcionava na Cidade.
PIONEIRO
O primeiro bonde a circular na Linha Turística foi o aberto de número 32, fabricado na Escócia 1912, remanescente do sistema original de transportes de Santos, que foi recuperado pela equipe da CET-Santos. Antes, houve muita pesquisa e estudos e a Companhia formalizou convênio com empresa operadora do sistema de bondes do bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, levando equipe de profissionais para conhecimento técnico sobre o modelo em funcionamento naquela cidade.
Então diretor de Operações da CET, Eduardo Di Gregório, ainda hoje na equipe técnica da companhia, lembra que primeiro foi estudado o trajeto inicial para volta do bonde. "Definimos o percurso com 1.700 metros de linha permanente, passando por trás da Bolsa do Café, Praça Barão do Rio Branco, Prefeitura/Praça Mauá e retornando ao Valongo pela Rua do Comércio. Depois houve a fase de recuperação dos veículos", conta.
Outro profissional remanescente da época, Marcos Rogério Nascimento recorda que foi necessário refazer a rede elétrica e aérea para dar vida ao sonho da volta dos bondes. E acrescenta que "todo projeto de restauração busca recompor a tecnologia e o perfeito funcionamento".
ESTRELA
Nesses 25 anos, o bonde virou 'estrela' de vários eventos. Já em 2001 inspirou a criação do Carnabonde. O grande baile carnavalesco a céu aberto que a Prefeitura de Santos promove anualmente, no Centro Histórico da Cidade. No ritmo de antigas marchinhas, atrai sempre multidões vindas de vários lugares. Com o tempo, tornou-se também presença certa em programações diversas que são realizadas na região central como Primavera Criativa, Festival Santos Café, Natal Criativo e outros. O fascínio, beleza e charme dos "novos" bondes despertaram também a atenção de produtoras. Os elétricos de Santos já serviram de cenários para novelas, minisséries, filmes, documentários, videoclipes, fotos e comerciais.
Conforme a Santos Film Commission, criada pela Prefeitura em 2005 para oferecer suporte à indústria do audiovisual que movimenta economia, os bondes já foram utilizados em mais de 30 produções e estão entre as locações mais requisitadas para filmagens e fotos.
MUSEU FERROVIÁRIO
Santos soma atualmente com 13 bondes e aguarda a chegada de outros oito – doações feitas por cidades da Alemanha e Japão -, além de três vagões ferroviários históricos, que pertenceram a São Paulo Railway, chegaram à Cidade no final de 2018, doados pela MRS Logística, e estão na Garagem de Bonde da CET, no Valongo, onde recebem visitação monitorada. Todos os veículos farão parte do Museu Ferroviário de Santos.
Anunciado pelo prefeito Rogério Santos, em abril passado, o equipamento será instalado no Valongo. Será um complexo turístico e ocupará áreas adjacentes à histórica Estação Ferroviária. A Prefeitura já conta com recurso estadual de R$ 9 milhões para mais esse equipamento. E para a Administração Municipal, assim como o novo terminal de passageiros de cruzeiros – deverá ser transferido para o Valongo –, o futuro museu também se transformará em um grande indutor no processo de revitalização da região central da Cidade.
DESCONTO
Nesta terça-feira (23), dia do aniversário, a tarifa na linha turística terá 50% de desconto. O valor do ingresso é 7,00 e a meia-tarifa na data festiva - estabelecida no Decreto Municipal 7842/2017 – vale para todos.
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