SAÚDE
Desde 2023, a Campanha Julho Verde, de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, integra o calendário oficial de eventos e datas do Município
da Redação
17/07/2025 - quinta às 16h58
Você sabe quais são os tipos de câncer de cabeça e pescoço? Muitos deles podem até passar despercebidos ou ser diagnosticados tardiamente por falta de informação adequada, seja do paciente e seus familiares ou dos profissionais de saúde.
Os cânceres de cabeça e pescoço são: boca, orofaringe, laringe (garganta-cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita (globo ocular), pescoço (tecidos moles), tireóide, couro cabeludo, pele do rosto e do pescoço.
Desde 2023, a Campanha Julho Verde, de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, integra o calendário oficial de eventos e datas do Município, de forma a ampliar o alerta anual realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), cuja campanha neste ano tem o lema 'Informação Salva Vidas'.
A médica Silvia Picado, representante da SBCCP e cirurgiã de cabeça e pescoço do Ambulatório de Especialidades da Zona Noroeste, realiza, ao longo deste mês, na Escola da Saúde de Santos, uma sensibilização aos profissionais da rede municipal de saúde a respeito da importância de desconfiar de lesões e nódulos persistentes e encaminhar o paciente ao especialista para esclarecimento.
"Às vezes, a pessoa se sente mais à vontade com o agente comunitário de saúde ou com a equipe de enfermagem para falar sobre algum problema. Então, é importante que todos estejam com o olhar atento. Com o diagnóstico precoce, atingimos a cura em 90% dos casos", diz a médica.
Autora da lei que incluiu o Julho Verde no calendário santista, a vice-prefeita e secretaria de educação Audrey Kleys deu um testemunho pessoal aos profissionais em capacitação na última quarta-feira (16): o pai, fumante, foi acometido por câncer de pescoço e diagnosticado tardiamente, morrendo um ano depois.
"Nossa função é alertar para os fatores de risco, para a falta de informação e para a falta de diagnóstico precoce".
QUANDO SUSPEITAR?
Inchaço ou ferida que não cicatrize em 15 dias. Vale até para aftas bucais
Nódulo na boca, pescoço ou na mandíbula
Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na região da boca
Dificuldade para engolir
Problemas na fala
Dificuldade e dor ao mexer a boca
Dificuldade para respirar
COMO PREVENIR
Ter uma alimentação saudável e equilibrada
Praticar exercícios físicos
Não fumar. Abandonar o tabagismo. Inclusive cigarros eletrônicos
Evitar o consumo de álcool em excesso
Realizar boa higiene oral, com escovação dos dentes, língua e uso do fio dental
Usar protetor solar
ONDE BUSCAR AJUDA
O primeiro atendimento é realizado na policlínica de referência do local de moradia. Após a avaliação do médico generalista, o paciente pode ser encaminhado a um especialista para diagnóstico e acompanhamento.
Deixe a sua opinião
ver todos