Quarta, 01 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,32

EuroR$ 6,25

Santos

21ºC

FISCALIZAÇÃO

Itanhaém apura denúncia em área de proteção na região de Terras de Santa Rosa

Uma força-tarefa conjunta entre a Prefeitura de Itanhaém e a Polícia Militar Ambiental foi mobilizada para averiguar a denúncia

Da Redação

15/07/2025 - terça às 09h17

Uma força-tarefa conjunta entre a Prefeitura de Itanhaém e a Polícia Militar Ambiental foi mobilizada para averiguar uma denúncia de desmatamento ilegal na região das Terras de Santa Rosa, localizada na zona rural do Município, na divisa com a capital paulista.

 

Situado na região noroeste de Itanhaém, o território das Terras de Santa Rosa está inserido em uma área de grande relevância ambiental, caracterizada por vegetação nativa de Mata Atlântica, mananciais e presença de fauna silvestre. Apesar da proximidade com bairros da capital e cidades como Juquitiba e Embu-Guaçu, o local pertence oficialmente ao município de Itanhaém e integra a zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar.

 

A equipe percorreu cerca de três horas até o ponto indicado, uma região de difícil acesso, cercada por mata preservada. A denúncia foi identificada por meio do Sistema de Monitoramento de Alertas por Satélites do Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC) de São Paulo, que apontava possível supressão irregular de vegetação. O alerta gerou uma resposta imediata por parte do poder público.

 

Participaram da operação representantes do 3° Pelotão da 1ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria e da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, por meio do Departamento de Combate às Invasões e da Divisão de Fiscalização Ambiental. A vistoria técnica foi acompanhada pelo fiscal do meio ambiente da Prefeitura de Itanhaém, Vinícius Silva, responsável por garantir o cumprimento da legislação ambiental.

 

Segundo Vinícius, a preservação ambiental é um compromisso permanente da gestão. “Qualquer denúncia é apurada com seriedade e responsabilidade, especialmente em áreas de proteção, onde a biodiversidade é extremamente sensível”, destacou o fiscal.

 

Durante a ação, foram realizadas demolições de construções irregulares, levantamentos fotográficos e registros que agora seguem para análise técnica e jurídica. Caso sejam confirmadas novas irregularidades, outras medidas cabíveis serão adotadas, incluindo sanções administrativas.

 

O secretário de Defesa do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Cesar Augusto Ferreira, reforçou a importância da tecnologia na gestão ambiental do município. “Temos a maior extensão territorial da Baixada Santista, são mais de 600 km² com mais de 80% de área preservada, portanto o nosso desafio é enorme. O uso da tecnologia a nosso favor tem sido fundamental para identificar esses focos e agir para proteger o nosso patrimônio ambiental.”

 

A Prefeitura de Itanhaém ressalta que a participação da população é essencial na proteção do meio ambiente. Denúncias podem ser feitas diretamente pelos canais oficiais, com garantia de sigilo e contribuição efetiva para a preservação do patrimônio natural da Cidade.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

GESTÃO DA EDUCAÇÃO

São Vicente divulga cronograma de inscrições para Educação Infantil 2026

SAÚDE EM FOCO

Com novos equipamentos, mutirão vai realizar 80 exames de raio-x por dia em Santos

SANTOS MULTICULTURAL

Praça Mauá é tomada por cores, música e dança na 14° Semana da Diversidade de Santos

2
Entre em nosso grupo