Segunda, 29 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,32

EuroR$ 6,23

Santos

26ºC

SAÚDE PÚBLICA

Intoxicação por bebidas adulteradas em São Paulo é alerta grave de saúde pública

A Abrasel manifesta profunda preocupação com os casos de intoxicação por metanol registrados em São Paulo durante o mês de setembro. A Abrasel se solidariza com as famílias das duas vítimas fatais

Da Redação

29/09/2025 - segunda às 10h24

A Abrasel manifesta profunda preocupação com os casos de intoxicação por metanol registrados em São Paulo durante o mês de setembro. A Abrasel se solidariza com as famílias das duas vítimas fatais e espera que os demais afetados encontrem pronta recuperação.


A falsificação e adulteração de bebidas são crimes graves contra o consumidor, que colocam em risco a saúde da população e geram prejuízos diretos aos estabelecimentos sérios e comprometidos com a legalidade. Trata-se de um problema de saúde pública, que exige ação coordenada entre autoridades, setor produtivo e sociedade. A orientação da Abrasel é que os estabelecimentos sempre procurem comprar os produtos de distribuidores reconhecidos e confiáveis.


A Abrasel alerta ainda para o impacto negativo dos altos impostos sobre os produtos. Como afirma Percival Maricato, advogado e especialista do setor, "a carga tributária elevada tende a estimular o contrabando e a falsificação, ampliando os riscos à saúde e à segurança dos consumidores".


Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, "o combate ao abuso de álcool deve ser feito por meio de educação e campanhas de conscientização, e não por medidas que penalizam o consumidor, especialmente os de menor poder aquisitivo, e favorecem práticas criminosas". Segundo ele, "as novas gerações já mostram forte tendência à moderação no consumo de bebidas alcoólicas, uma conquista no campo da educação".


A Abrasel reforça a recomendação em nota do Ministério da Justiça, de que bares e restaurantes, diante de qualquer suspeita, suspendam a venda de bebida e comuniquem as autoridades. A nota destaca que que preços baixos, lacres tortos, erros de impressão e odor semelhante a solventes devem ser tratados como suspeita de adulteração. A entidade segue à disposição das autoridades para colaborar na construção de soluções eficazes e responsáveis para proteger a população e fortalecer o setor de alimentação fora do lar.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POLÍTICA PÚBLICA

Cubatão realiza Audiência Pública nesta segunda (29) sobre a Lei Orçamentária Anual 2026

SAÚDE PÚBLICA

Moradores são contemplados com ampliação e modernização de posto de saúde em Bertioga

DEFESA CIVIL

Capacitação fortalece atuação da Defesa Civil de São Vicente na prevenção a desastres

2
Entre em nosso grupo