Sábado, 20 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

22ºC

EDUCAÇÃO

Instituto Neoenergia fala sobre Patrimônio Cultural Brasileiro com 300 estudantes de Itanhaém (SP)

Ação integra o Programa de Iluminação Cultural da instituição, que promoverá a salvaguarda do Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém

Robson de Castro

06/10/2024 - domingo às 09h00

Instituto Neoenergia promove, de agosto a novembro, uma série de atividades pedagógicas sobre Patrimônio Cultural Brasileiro em 13 escolas públicas de Itanhaém (SP). Um dos eixos de atuação do Programa de Iluminação Cultural, a ação de educação patrimonial incentiva a valorização de saberes e tradições locais e a salvaguarda de edificações emblemáticas do país, como o Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, contemplado pela iniciativa da organização em 2024.

 

Cerca de 300 estudantes participam das oficinas e atividades lúdicas, que são conduzidas por arte-educadores da região contratados pelo Programa de Iluminação Cultural e dirigidas também a 13 professores das escolas envolvidas na iniciativa. Até o momento, foram realizadas 26 ações com as instituições da rede pública de ensino participantes.

 

“A ação de educação patrimonial é um dos três pilares estratégicos do Programa de Iluminação Cultural e conecta as novas gerações com o legado histórico de suas comunidades. Integrando a valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro a atividades extracurriculares nas escolas, a iniciativa resgata a memória local e fortalece os laços dos mais jovens com os equipamentos culturais”, explica Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

 

Além de atuar por meio dessa frente em Itanhaém, o Programa de Iluminação Cultural está contribuindo com a conservação e recuperação do Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, edificação símbolo do município. Entre as atividades, a ação inclui a instalação de um projeto luminotécnico ecoeficiente, que destaca os elementos arquitetônicos da edificação, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O terceiro eixo do programa inclui a inauguração da iluminação por meio de um grande evento cultural gratuito e aberto ao público, com previsão de ocorrer no dia 10 de dezembro deste ano.

 

Desde 2015, a iniciativa já promoveu salvaguarda de seis edificações históricas: Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália (BA); Forte das Cinco Pontas, em Recife (PE); Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá (SP); Memorial Câmara Cascudo, em Natal (RN); Theatro Cinema Guarany, em Triunfo (PE); Igreja Senhora Santana, em Rio de Contas (BA).  Nesta edição, conta com as parcerias da Prefeitura de Itanhaém, da Diocese de Santos, da Brasilis Produções Culturais e da Neoluz.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

VERÃO

Peruíbe lança a maior Operação Verão da história com reforço recorde na segurança pública

ALVARÁ PROVISÓRIO

Prefeitura de Mongaguá estabelece regras para estacionamentos privados na temporada

SANTOS

Agentes de trânsito mobilizados para ação especial nos principais centros comerciais de Santos

2
Entre em nosso grupo