MOBILIDADE
Com frota acima de 600 veículos, a JET segue instalada em Santos, mediante alvará, e seus transportes atuam nas regiões intermediária e orla do município. Todas as suas viagens têm seguro para eventuais acidentes de trânsito
da Redação BS9
20/02/2024 - terça às 09h00
Além dos 4,8 Km de pista dupla da orla, Santos conta ao todo com 57 Km de ciclovias - uma rede urbana propiciada pelo relevo plano e seu roteiro paisagístico - Divulgação
Com mais de 2 mil usuários diários, a ciclovia que contorna um dos principais cartões postais de Santos - o jardim da orla - completou recentemente 20 anos na companhia de diversos veículos sobre rodas. Se à época da inauguração em 27 de dezembro de 2003, a novidade era dos ciclistas se habituarem ao uso, hoje o desafio é garantir a segurança com veículos elétricos numa maior malha viária.
Além dos 4,8 Km de pista dupla da orla, Santos conta ao todo com 57 Km de ciclovias - uma rede urbana propiciada pelo relevo plano e seu roteiro paisagístico. Por ser imprescindível o bom convívio entre os seus usuários e pedestres, há diariamente, a partir do meio-dia, uma equipe de instrutores de patinetes elétricos está descentralizada pela cidade: em especial, próximos aos cruzamentos entre canais e a pioneira ciclovia.
Esta é uma das ações de condução segura oferecidas pela JET, empresa que desde outubro dispõe na cidade o serviço de aluguel de patinetes elétricos. Em seis pontos do município, seus instrutores ministram aulas de direção, como noções de condução, frenagem e manobras, e demais regras locais.
Vale ressaltar que, no caso de patinetes elétricos, a lei de trânsito proíbe que o usuário: seja menor de 18 anos; faça uso de transporte de carga; esteja acompanhado de crianças ou animais; e estacione no meio das calçadas, atrapalhando o fluxo dos pedestres. A equipe da JET também faz serviços de manutenção de modo periódico (mensalmente ou a cada 500 Km percorridos) nos veículos.
Preferências e rodas - Bicicletas e patinetes elétricos já convivem juntas em ciclovias pelo mundo: ambas têm velocidade de 15 a 20 Km/h, são ecologicamente corretas, e evitam engarrafamentos. O que difere é o público-alvo. Enquanto as bikes são mais famosas e democráticas, os patinetes elétricos só podem ser usados por maiores de idade, e alcançam com maior preferência jovens adultos.
O crescimento no uso de patinetes elétricas segue ao encontro de dados internacionais. Segundo o Índice Europeu de Mobilidade Compartilhada, que reúne dados de 33 cidades, enquanto 44% da frota de locação corresponde a bicicletas, 42% já se refere a patinetes elétricos em 2023. A pesquisa é da empresa Fluctuo.
Atendimento 24 horas - Com frota acima de 600 veículos, a JET segue instalada em Santos, mediante alvará, e seus transportes atuam nas regiões intermediária e orla do município. Todas as suas viagens têm seguro para eventuais acidentes de trânsito. A empresa conta com atendimento virtual 24 horas por e-mail ([email protected]), WhatsApp (13-99137-4203) e Telegram (https://t.me/jetbr_apoio_bot).
Deixe a sua opinião
ver todos