Segunda, 08 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,42

EuroR$ 6,37

Santos

24ºC

EDUCAÇÃO

Inauguração da AMEI Duque de Caxias é marcada por sorrisos e encontros de gerações

Cerimônia selou entrega da nova escola integral após transformação completa; programação também integrou Caminhada Cívica alusiva à Pátria

Da Redação

08/09/2025 - segunda às 11h56

Os olhos tomados por lágrimas de pessoas que fizeram e fazem parte dessa história não escondiam: sorrisos e emoções marcaram a inauguração da AMEI Duque de Caxias (Jardim Guaçu), realizada na manhã da quinta-feira (4). A escola, após ter sido completamente transformada, foi devolvida à comunidade, em uma cerimônia repleta de momentos inesquecíveis.


A programação especial iniciou com a Caminhada Cívica alusiva à Semana da Pátria, realizada por estudantes das AMEIs Duque de Caxias, Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Maria de Lourdes e Rei Pelé; das unidades educacionais Kelma Maria Toffetti Gonçalves, Alberto Santos Dumont, Cidade de Naha, Jorge Bierrenbach, José Meirelles, Renan Alves Leite, August Saint'Hilaire e União Cívica; do Projeto Especial 1 e das creches municipais. A ação também foi protagonizada pela Banda de Música da Guarnição da Baixada Santista – do 2º Batalhão de Infantaria Aeromóvel.


A proposta de integrar o evento à inauguração foi, além de celebrar a Semana da Pátria, tornar o momento ainda mais especial, visto que o nome que batiza a escola (Duque de Caxias) se refere ao patrono do Exército Brasileiro.


Posteriormente, foi realizada a cerimônia de inauguração, com homenagens a ex-funcionários e ex-alunos, apresentação lúdica sobre a história da unidade, desfiles com os antigos e atuais uniformes escolares, discursos e um lindo coral de libras para fechar o cronograma de atividades.


Sem conter a emoção, o prefeito Kayo Amado enalteceu o papel dos personagens que compõem a história da AMEI Duque de Caxias ao longo destes 74 anos de trajetória. "Hoje estamos aqui para honrar aqueles que já contribuíram para a história dessa escola. Dias especiais como esse são cruciais para que possamos acordar dispostos a trabalhar pelo melhor sempre em prol das nossas crianças. É um dia mágico, e a energia desse lugar já mudou".


Com os olhos lacrimejados, a diretora Roberta de Lima Pinto ressaltou a importância da educação em sua vida e seu potencial como fenômeno de ascensão social. "É com o coração cheio de alegria, emoção e responsabilidade que discurso nesse momento tão incrível. Sou fruto da educação pública, e foi através dela que mudei minha trajetória. Que essa escola seja para as crianças o que um dia foi para mim".


Caracterizada por traços arquitetônicos marcantes, a escola, que há 74 anos ajuda a transformar vidas por meio da educação, ganhou padrão de qualidade com climatização em todas as salas, duas novas quadras (uma delas coberta numa área externa para lazer e prática esportiva), telhas termoacústicas, revestimento interno e externo, salas de leitura e cozinha experimental e equipamentos multimídia.


Grande símbolo de pertencimento para a comunidade do Jardim Guaçu, a unidade tornou-se um Ambiente Municipal de Educação Integral (AMEI), passando a oferecer atividades extracurriculares, como nas áreas sociais, culturais e esportivas.


Uma das histórias marcantes ligadas à escola é de Paulo Roberto dos Santos, ex-aluno da unidade. "É um sentimento de muita alegria revisitar esse lugar. Ingressei aqui no Duque de Caxias em 1967, e percebi uma instituição com características distintas da atual. Hoje, a escola apresenta uma notável evolução, demonstrando grande preparação para o futuro. Considero incrível essa transformação, pois evidencia o investimento da Administração Municipal na educação e no desenvolvimento das crianças. Minhas experiências na escola foram muito positivas, e o aprendizado recebido no Duque de Caxias foi fundamental para minha vida", descreveu.


"Essa entrega de hoje é uma honra a todos e todas que já fizeram parte dessa jornada. Essa escola é o que é hoje porque muitas dessas pessoas contribuíram para a sua história. Que os nossos alunos também levem memórias bonitas desse lugar especial para contar no futuro, e que o Duque siga transformando vidas, formando artistas, engenheiros, médicos e, principalmente, cidadãos", discursou a secretária de Educação, Michelle Paraguai.


Investimentos

Mais do que a inauguração de uma escola, a entrega da AMEI representa a continuidade de um legado que vislumbra um futuro melhor para São Vicente. A atual gestão tem destinado grandes investimentos à área ao longo destes quatro anos e meio, com aquisições inéditas de uniformes de verão e inverno, material escolar e equipamentos multimídia para as salas de aula, além das entregas das AMEIs e das escolas A+ (mais acessibilidade, conforto, tecnologia e sustentabilidade) e a melhoria na oferta da merenda escolar.


"Tenho vários registros de desenhos e homenagens que recebo dos alunos no meu gabinete. Sabe por quê? Porque é o que me motiva a acordar querendo fazer o melhor, tendo a certeza de que posso garantir um futuro de sucesso para as nossas crianças", concluiu o prefeito Kayo Amado.

 

Concurso

Para fechar essa manhã inesquecível, a Secretaria de Educação (Seduc) lançou oficialmente o concurso 'Arte e Palavras da nossa Pátria', projeto que busca, através de desenhos, frases e produções multimídia, envolver toda a comunidade escolar, com premiações especiais que incluem medalhas, certificados e passeios.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SEGURANÇA

GCM de Mongaguá realiza apreensão de drogas em fiscalização de adega

MISSÃO INTERNACIONAL

Em missão do Brasil Export na França, Cubatão destaca potencial para novos investimentos

GESTÃO E PARTICIPAÇÃO

Câmara de Mongaguá convida população para participar da elaboração do PPA 2026-2029

2
Entre em nosso grupo