COMEMORAÇÕES
Igreja Matriz terá missas, procissão, novena e quermesse
Da redação
15/01/2026 - quinta às 09h00
Guarujá comemora nesta quinta-feira (15), o Dia de Santo Amaro, padroeiro da Cidade. A Igreja Matriz celebra a data com programação especial com missas, procissão, quermesse e visita à imagem do santo. As festividades religiosas contam com o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci) e Cultura (Secult).
A paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro - Matriz de Guarujá (Avenida Puglisi s/n - Centro), realiza missa festiva às 8 horas, procissão às 18h30 e missa campal às 19 horas. As festividades em honra ao padroeiro da Cidade se estendem até o dia 18. A programação inclui ainda novena e quermesse.
Além da programação no dia 15, desde o último dia 3, houve a peregrinação com visita da imagem de Santo Amaro por diversas capelas da Cidade, como Santo Antônio, Espírito Santo, São Lucas, Sagrada Família, Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco. Na Igreja Matriz, a devoção espiritual está sendo marcada pela novena e a récita do Santo Terço, sempre às 18h30, seguida da Santa Missa, até esta terça-feira (14).
Quermesse
As barracas da tradicional quermesse serão montadas na quinta-feira (15), sábado (17) e domingo (18), na Rua Washington, ao lado da Igreja Matriz, oferecendo ao público opções gastronômicas como o famoso sanduíche de pernil, pastéis, doces e refrigerantes.
Capela Santo Amaro
Na Capela Santo Amaro (Rua Waldemar Tangari, 316 – Jardim Conceiçãozinha), a récita do terço, seguida da missa, às 19h30, começou na última segunda-feira (12) e termina nesta quarta-feira (14). Na na quinta-feira (15), às 18 horas, haverá procissão e missa, além da tradicional quermesse. Quem quiser colaborar, pode levar 1kg de alimento não perecível.
História
Também conhecido como Mauro, Santo Amaro nasceu em Roma, na Itália, no século VI. Seu milagre mais famoso aconteceu quando São Bento avistou um jovem se afogando em um pequeno rio. Bento chamou Amaro para ajudar e este teria andado sobre as águas para salvar o menino.
Em Guarujá, a primeira manifestação religiosa em louvor a Santo Amaro aconteceu em 1545, dois anos após o batismo da ilha. Na ocasião, o comerciante português José Adorno mandou construir uma capela para o santo. Apesar de não haver vestígios desse templo, acredita-se que ele estava localizado onde hoje é o bairro Santa Cruz dos Navegantes.
Centenas de anos depois surgiu a primeira Igreja Matriz de Guarujá, próxima à Praia das Pitangueiras. Ela foi destruída por um incêndio em 1929 e apenas a imagem de Santo Amaro foi resgatada, o que é considerado pelos fiéis um verdadeiro milagre. Em 1957, um comerciante local ergueu um novo templo, desta vez em homenagem a dois padroeiros: Santo Amaro e Nossa Senhora de Fátima, onde permanece até hoje, na Praça da Matriz, 1 – Centro.
Deixe a sua opinião
ver todos