Quinta, 10 de Julho de 2025

DólarR$ 5,58

EuroR$ 6,54

Santos

20ºC

DEFESA CIVIL

Guarujá sediará treinamentos para Operação Chuvas de Verão, a partir desta quarta-feira (18)

O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) específico para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar no Estado de São Paulo tem por objetivo principal evitar a ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população

Da Prefeitura de Guarujá

18/10/2023 - quarta às 13h00

Oficina presencial tem com objetivo especializar os agentes municipais de proteção e defesa civil - Foto: PMG

Guarujá sediará nesta quarta (18) e quinta-feira (19), os treinamentos da Operação Chuvas de Verão de 2023/2024. As capacitações acontecem das 8 às 17 horas, no Delphin Hotel (Avenida Miguel Stefano, 1295 - Jardim Tejereba) e envolvem as equipes de Defesa Civil de toda Baixada Santista, bem como, órgãos do poder público envolvidos no plano de contingência.

A oficina presencial tem como objetivo especializar os agentes municipais de proteção e Defesa Civil para atuação nas ocorrências típicas do período chuvoso e demais ações pertinentes.

Entre os temas abordados estão a previsão meteorológica para o período de verão 23/24, estrutura do sistema de proteção e Defesa Civil, assistência social na emergência, análise de solo e vistoria de campo baseadas nas fases dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC).

Plano Preventivo

O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) específico para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar no Estado de São Paulo tem por objetivo principal evitar a ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

Implantado desde 1988, o PPDC entra em operação anualmente (de 1º de dezembro até 31 de março), na chamada Operação Verão, com coordenação da Defesa Civil Estadual e apoio técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA). A iniciativa envolve ações de monitoramento dos índices pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais.

No período extra plano, que ocorre de abril a novembro, são realizadas atividades preparatórias (palestras em escolas, faculdades, entidades e empresas), cursos, treinamentos, estudos técnicos específicos e também vistorias diárias em áreas de risco.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

GASTRONOMIA

Empresários de gastronomia do Vale do Ribeira realizam visitas técnicas em busca de inovação

ENSINO

Universitários de Cubatão devem se cadastrar ou recadastrar para o transporte universitário de 10 a

OPORTUNIDADES

PAT de Guarujá oferece 212 vagas de emprego nesta quarta-feira (9)

2
Entre em nosso grupo