SAÚDE
Evento acontece nesta quinta-feira (14) e contará com palestra do Dr. Jason Andrews, de Stanford (EUA), e marca o início de um plano estratégico para reduzir a carga da doença no Município
Da Redação
13/08/2025 - quarta às 18h00
A Prefeitura de Guarujá dá início, nesta quinta-feira (14), ao programa "Guarujá Livre da Tuberculose", iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para intensificar as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença no Município. O lançamento será realizado na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá, reunindo autoridades, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes da sociedade civil.
O ponto alto será a participação do professor Dr. Jason Andrews, médico e pesquisador da Universidade de Stanford (EUA), referência internacional em tuberculose e saúde global. Ele compartilhará experiências de atuação no Brasil e mostrará como a união entre meio acadêmico, inovação e políticas públicas pode transformar a realidade de regiões com alta incidência da doença.
A abertura oficial ficará a cargo do secretário municipal de Saúde, Fábio Mesquita, seguida pela enfermeira Ana Cléia Lorenço, pioneira na luta contra a tuberculose na Cidade, que fará um panorama histórico e relembrará desafios superados ao longo dos anos.
Na sequência, a médica infectologista e coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Evelyn Lepka de Lima, apresentará os pilares do novo programa, com destaque para as estratégias de atuação no território e a integração entre diferentes frentes de trabalho.
Próximos passos
O lançamento marca o início de um conjunto de ações estratégicas que serão intensificadas no âmbito do "Guarujá Livre da Tuberculose". Entre elas, estão a reorganização da rede de atendimento; ampliação do acesso a tecnologias de diagnóstico, tratamento e prevenção; capacitações para os profissionais de saúde da rede municipal, além da ampliação de ações educativas.
Deixe a sua opinião
ver todos