Sexta, 01 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,54

EuroR$ 6,41

Santos

21ºC

POLÍTICAS PÚBLICAS

Guarujá cria rede colaborativa para fortalecer direitos das mulheres

Objetivo é fortalecer a defesa e promoção dos direitos femininos no Município

Da Redação

31/07/2025 - quinta às 13h18

A Prefeitura de Guarujá, por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci), deu início à construção de uma rede colaborativa de apoio às mulheres, com o objetivo geral de fortalecer a defesa e a promoção dos direitos femininos no Município. A iniciativa busca mapear, articular e potencializar as ações desenvolvidas por diversas organizações da sociedade civil, movimentos sociais, coletivos e lideranças comunitárias que atuam em prol das mulheres na Cidade.

 

No cronograma estão previstas uma convocação pública, um encontro de articulação, presencial ou híbrido, e a criação de um grupo permanente de comunicação, pelo WhatsApp ou e-mail, além de reuniões periódicas para alinhamento de ações, projetos e campanhas conjuntas. A inscrição pode ser feita pelo link: https://forms.gle/7xj7PSoEaY6giVLM9.

 

Estruturada a partir dos eixos temáticos de educação, segurança e direitos humanos, a proposta tem como objetivos específicos identificar ONGs, coletivos e iniciativas informais com foco em mulheres; promover um encontro de escuta ativa, compartilhamento de ações e propostas; estimular a formação de uma rede permanente de apoio e articulação entre sociedade civil e poder público; fortalecer canais de proteção, como o Disque 180, e políticas públicas voltadas às mulheres; além de planejar futuras ações conjuntas, capacitações, campanhas e eventos.

 

Hoje, muitas dessas ações são realizadas de forma isolada, e a criação da rede permitirá potencializar e dar visibilidade a essas iniciativas locais, otimizar recursos e fortalecer o cuidado integral às mulheres de Guarujá.

 

Entre os resultados esperados com a implementação da rede estão o mapeamento atualizado das iniciativas voltadas ao público feminino na Cidade, o fortalecimento da articulação entre o poder público e a sociedade civil, a formação da "Rede Mulher Guarujá" como espaço de apoio, troca e planejamento, bem como a criação de ações conjuntas, capacitações e campanhas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE PÚBLICA

Santos realiza mutirão de eletrocardiogramas na Zona Noroeste

CIDADANIA

Jardim Boa Esperança recebe Movimenta CAEC neste sábado (2)

INFRAESTRUTURA HÍDRICA

Após privatização, Sabesp beneficia milhões com água e esgoto

2
Entre em nosso grupo