Terça, 15 de Julho de 2025

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,53

Santos

14ºC

SAÚDE

Guarujá capacita médicos para atendimento a pacientes com doença pulmonar crônica

Secretaria de Saúde tem o objetivo de fortalecer a Atenção Primária, com foco na prevenção de agravamentos e na melhora da qualidade de vida dos munícipes

Da Redação

14/07/2025 - segunda às 17h09

A Prefeitura de Guarujá inicia nesta quarta-feira (16), capacitação aos médicos da Atenção Primária à Saúde (APS) dentro do Projeto Abraçar, que é conduzido pela Diretoria de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O treinamento acontece no Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE), seguirá por três dias e terá a participação de 27 médicos, ao menos um de cada uma das 21 unidades de saúde do Município.

 

A ação irá fortalecer o principal foco do Projeto Abraçar: qualificar o diagnóstico e o acompanhamento de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), e classificar seus respectivos estágios (normal, leve, moderado e grave), utilizando como base o exame de espirometria, ferramenta fundamental para avaliar a função pulmonar. Com os resultados em mãos, os casos classificados como moderados e graves são direcionados para atendimento conjunto com pneumologistas da rede e os médicos da Atenção Primária.

 

A capacitação será conduzida por dois médicos especialistas em pneumologia, que orientarão os profissionais da rede municipal sobre a correta leitura dos exames de espirometria e a definição das melhores condutas terapêuticas, inclusive quanto ao uso de medicamentos.

 

Após diagnóstico, pacientes que necessitarem de tratamento medicamentoso poderão retirar os remédios gratuitamente na Farmácia do Cidadão do bairro da Vila Júlia ou se cadastrar em farmácias de programas estaduais e federais, que também fornecem os insumos sem custo.

 

Quase 400 pacientes agendados para espirometria neste ano

A Prefeitura de Guarujá já agendou 390 pacientes que estavam na fila de espera, apenas neste ano, para a realização do exame de espirometria. Do total, 271 compareceram e agora passam para a segunda fase do Projeto Abraçar, que consiste na classificação clínica e, posteriormente, na definição do tratamento medicamentoso adequado, conforme cada caso.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

COMÉRCIO

Guarujá recebe Festival de Orquídeas com mais de 4 mil espécies de plantas ornamentais

COMÉRCIO

Feiras de Artesanato de Praia Grande/SP estão funcionando diariamente em julho

EM SÃO VICENTE

Divulgação das notas e premiação do Festival de Quadrilhas Juninas 2025 acontecem nesta terça (15)

2
Entre em nosso grupo