Sábado, 22 de Março de 2025

DólarR$ 5,73

EuroR$ 6,23

Santos

29ºC

MEIO AMBIENTE

Guarda Municipal de Santos paralisa situação de maus-tratos a animais e atua construções irregulares

A operação, realizada no bairro Caeté, foi desencadeada após a constatação de várias irregularidades

Robson de Castro

31/01/2025 - sexta às 16h30

O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos realizou importante operação de combate a crimes ambientais na última terça-feira (28), na Área Continental, realizando diversas autuações relativas a construções irregulares em área de preservação e maus-tratos a animais.

 

A operação, realizada no bairro Caeté, foi desencadeada após a constatação de várias irregularidades, como desmatamento para construção de edificações e poluição ambiental. Diversos órgãos, incluindo a Polícia Militar Ambiental, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Subprefeitura da Área Continental e da Defesa Civil participaram da ação.

 

Por meio de imagens captadas por drones da GCM em patrulhamento na área, os agentes ambientais emitiram intimações para a paralisação imediata de atividades ilegais, incluindo as de quatro canis com 10 cães, um chiqueiro com 17 porcos e um galinheiro com cerca de 60 aves.

 

Todas essas estruturas foram construídas em áreas de vegetação nativa, o que configura crime ambiental, sendo intimados pela fiscalização a paralisarem as obras de imediato.

 

Além das construções irregulares, foram verificadas outras infrações ambientais, como poluição decorrente dos dejetos dos animais e indícios de maus-tratos, devido às condições insalubres dos locais.

 

A secretária municipal de Segurança, Raquel Gallinati, destacou a importância da operação no Caeté para a preservação ambiental no Município. "A fiscalização e o combate a crimes ambientais são fundamentais para garantir a qualidade de vida da população e a proteção da nossa vegetação nativa".

 

Novas diligências ambientais serão realizadas em breve pelos órgãos da Prefeitura para garantir a regularização da área e a punição dos responsáveis pelas infrações.

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

PETS

Guarujá realiza feira de adoção de animais neste sábado (22)

MÉDIO E GRANDE PORTE

Forças de segurança de São Vicente intensificam trabalho conjunto para ocorrências

OPORTUNIDADES

Mais de 500 vagas de cursos estão disponíveis em unidades do PIC e do Cafe em Praia Grande/SP

2
Entre em nosso grupo