SEGURANÇA PÚBLICA
Além do efetivo da GCM, a PM contará com um acréscimo de 54 policiais e 11 viaturas
Da Redação
01/11/2025 - sábado às 20h00
O Governo do Estado de São Paulo já anunciou o início da Operação Verão 2025/2026 que contará com o reforço de 2.643 policiais militares em todo o litoral paulista. A ação terá início em 15 de dezembro de 2025 e seguirá até 20 de fevereiro de 2026, abrangendo as 9 cidades da Baixada Santista, além de Iguape, Ilha Comprida e Cananéia, no Vale do Ribeira.
Para Cubatão, que possui cerca de 112 mil habitantes (IBGE), o efetivo previsto será de 54 policiais e 11 viaturas durante o período da operação. O número representa um reforço no policiamento ostensivo em pontos estratégicos do município, especialmente nas áreas de maior circulação de pessoas, vias de acesso e eventos públicos.
O anúncio ocorreu durante a 260ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb). De acordo com a Polícia Militar, a operação será coordenada pelo Comando de Policiamento do Interior Seis (CPI-6) e contará com ações integradas em toda a região, incluindo a Operação Impacto Atlântico, com o apoio das forças táticas e do 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep).
Além do reforço humano, a PM utilizará recursos tecnológicos para ampliar a segurança, como drones, Terminais Portáteis de Dados (TPDs), o aplicativo Apoio Operacional, o Sistema Muralha Paulista e um projeto-piloto de câmeras em viaturas, inicialmente implantado em Santos. Segundo a corporação, o efetivo também atuará durante grandes eventos da temporada, como shows, apresentações de Réveillon e festividades de Carnaval, além de intensificar o policiamento em rodovias e vias de grande movimento.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão, Aparecido Amaral, destacou: "Mantemos uma relação muito próxima e articulada com a Polícia Militar. Certamente teremos a oportunidade de intensificar e ampliar as ações conjuntas durante o período da Operação Verão, a exemplo do que já acontece rotineiramente — como as operações em ferros-velhos, nas imediações das áreas industriais, o combate à perturbação do sossego, a atuação em áreas de invasão, entre outras frentes em que há integração entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar.
Ainda segundo o secretário, o compromisso é seguir trabalhando de forma integrada para aumentar a sensação de segurança e garantir mais tranquilidade à população de Cubatão e aos visitantes nesse período, contando sempre com o reforço do efetivo estadual e com a experiência dos agentes municipais.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para a efetivação da Agenda 2030, especialmente o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico, ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 – Parcerias e Meios de implementação.
Deixe a sua opinião
ver todos