INVESTIMENTO FEDERAL
Assinatura da Ordem de Serviço ocorreu na noite desta quarta (3), em audiência pública
Da Redação
05/09/2025 - sexta às 18h07
A noite desta quarta-feira (3) registrou o início de um novo capítulo na história de São Vicente: o anúncio do investimento de R$18 milhões do Governo Federal para a construção do Instituto Federal na Primeira Cidade do Brasil, cuja unidade será localizada na sede do antigo Centro de Convenções (Avenida Capitão Luiz Pimenta - Parque Bitaru). A oficialização foi feita durante a audiência pública realizada na Câmara Municipal (Bitaru), que contou a presença do prefeito Kayo Amado e da vice - Sandra Conti, do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte - Márcio França, do reitor do IFSP - Prof. Silmário Batista dos Santos, do deputado estadual Caio França, do diretor-geral do Campus São Vicente - Prof. Eduardo Antonio Modena, além de vereadores e secretários municipais.
Com a assinatura da Ordem de Serviço emitida, as tratativas avançam para a posterior realização das obras do equipamento. O espaço trará oportunidades a mais de 1,8 mil pessoas, com cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.
Também no encontro desta quarta-feira, foram divulgados os três eixos que irão compor a grade de cursos do Campus São Vicente: Informação e Comunicação, Ambiente e Saúde e Gestão e Negócios. Posteriormente, haverá a divulgação dos cursos. A decisão é de encargo do Ministério da Educação (MEC), tendo contado com apoio da população através de consulta pública.
Fruto do IF, Campus Cubatão, onde cursou o ensino médio, o prefeito Kayo Amado não escondeu a emoção ao contemplar mais um momento histórico vivido pela Cidade, relembrando a importância do Instituto em sua trajetória. "Essa conquista me traz um sentimento mais do que especial. Foi dentro das aulas de sociologia que descobri minha vocação. O Instituto me ajudou a desenvolver meu pensamento crítico e a traçar como objetivo a busca por transformar minha cidade".
Kayo Amado também justificou a escolha da sede no prédio do antigo Centro de Convenções. "Era um local que estava abandonado. A ideia é promover uma reestruturação de todo entorno, para que os jovens possam trilhar seus caminhos para o futuro, tendo em São Vicente a oportunidade que fui ter em uma cidade vizinha".
Ex-prefeito da Primeira do Brasil, o ministro Márcio França destacou a conquista como a realização de um sonho profissional e pessoal. "Foi aqui que aconteceu a primeira eleição das Américas. O berço da democracia precisava de mais atenção. Queríamos tanto uma universidade em São Vicente. Hoje temos o Campus da Unesp, e, agora, estamos escrevendo uma nova história, com a futura chegada do Instituto Federal. A geração de emprego e o desenvolvimento só acontecem quando você investe na educação".
Além de promover a assinatura da Ordem de Serviço, o reitor Prof. Silmário Batista dos Santos fez outro importante anúncio: "Em breve, teremos concursos para docentes, técnicos administrativos, entre outros, gerando, além de qualidade de vida para os nossos estudantes, oportunidades de trabalho para a população".
"Toda escola é uma fábrica de oportunidades. O Instituto Federal é mais um degrau para isso. Tudo que desejamos é uma vida melhor para a população. Isso depende de bons empregos, que requerem acesso à qualificação necessária. As futuras gerações irão colher os frutos", destacou o diretor-geral Prof. Eduardo Antônio Modena.
A secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa, também oriunda do Instituto, já admitiu o 'frio na barriga' pelo avanço das novas etapas. "Tivemos discussões muito ricas para nos nortearmos sobre a vocação que o Município possui. Agora, a grande expectativa é para os próximos passos. A construção conjunta do Instituto Federal está totalmente alinhada com a São Vicente que projetamos para o futuro".
Sobre o instituto
Com mais de 700 unidades no Brasil, o Instituto Federal é uma instituição pública de ensino vinculada ao Ministério da Educação, que oferece formação gratuita e de qualidade em diversos níveis, como cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Com foco na inclusão social, no desenvolvimento regional e na integração entre ensino, pesquisa e extensão, o equipamento está presente em todas as regiões do País e tem como missão formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, promovendo a inovação e a cidadania.
Deixe a sua opinião
ver todos