Sexta, 15 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,40

EuroR$ 6,31

Santos

18ºC

SEGURANÇA URBANA

Galpão abandonado com risco de desabamento é interditado pela Defesa Civil em Mongaguá

Estrutura onde funcionava o antigo Super Atacado Mais apresenta graves danos e pode ser demolida; local era usado por pessoas em situação de rua e alvo de denúncias de crimes

Da Redação

15/08/2025 - sexta às 15h18

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Mongaguá interditou, nesta semana, o antigo galpão onde funcionava o Super Atacado Mais, na Avenida Monteiro Lobato, no bairro Vera Cruz. A medida foi tomada após a emissão do Relatório de Vistoria Técnica nº 119/2025, que apontou danos estruturais severos e risco iminente de colapso do imóvel, fechado desde setembro de 2024.


Durante inspeção realizada no início de agosto, técnicos da Defesa Civil identificaram deterioração de vigas, colunas e lajes, além de ferragens expostas e corroídas, rachaduras generalizadas e o risco de queda da cobertura, do forro interno e da platibanda externa sobre a calçada. O laudo classifica a estrutura como insegura e imprópria para qualquer tipo de ocupação.


Além do comprometimento físico, o relatório também destaca condições de insalubridade e risco à saúde pública, causados pelo acúmulo de lixo, água parada e abandono prolongado, que criaram um ambiente propício à proliferação de animais sinantrópicos, como ratos, pombos e insetos.


A vistoria foi motivada por denúncias da comunidade sobre a invasão do imóvel, que estaria sendo utilizado como abrigo por pessoas em situação de rua, depósito de produtos roubados e palco de episódios de violência, incluindo uma tentativa de ataque a uma mulher que passava pelo local.


A operação de fiscalização contou com a participação da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Assistência Social e a equipe de Fiscalização de Comércio.


Diante da gravidade da situação, a COMPDEC determinou a interdição imediata do galpão e recomendou sua demolição total, como forma de eliminar os riscos à segurança, à saúde pública e ao bem-estar da população local.


A Prefeitura informou que notificará os responsáveis legais pelo imóvel para providências imediatas, sob pena de medidas judiciais e aplicação das sanções previstas na legislação municipal.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

APOIO À MATERNIDADE

Fundo Social de São Vicente entrega kits de higiene na Maternidade Municipal

TRANSPORTE SUSTENTÁVEL

Santos oferece gratuidade nas bikes compartilhadas para marcar o Dia do Ciclista, 19 de agosto

EDUCAÇÃO

Mais de 120 vagas em creches serão disponibilizadas em Mongaguá até o fim do mês

2
Entre em nosso grupo