Quarta, 16 de Julho de 2025

DólarR$ 5,56

EuroR$ 6,45

Santos

15ºC

CULTURA

Fotografia e cinema integram programação do '2º Santos Arte Preta' nesta quinta

O evento compõe a programação do '2º Santos Arte Preta', iniciativa da Secult que integra as festividades do Mês da Consciência Negra, com uma série de atividades em cumprimento ao item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

da Redação BS9

09/11/2023 - quinta às 00h01

A participação junto aos movimentos sociais, somadas à persistência de uma 'taurina raiz' - Divulgação

Neste sábado (11), a partir das 16h, o MISS - Museu da Imagem e do Som de Santos recebe a exposição fotográfica "Mulheres em Luta: Força e Pluralidade", da realizadora cultural, Bete Nagô. O acervo é composto por registros de mulheres das mais diversas camadas sociais em mobilizações políticas, artísticas e culturais, captadas pelo olhar da fotógrafa nos seus mais de dez anos de atuação e protagonismo, os quais o público poderá conferir, gratuitamente, até 22 de dezembro. 

O evento compõe a programação do '2º Santos Arte Preta', iniciativa da Secult que integra as festividades do Mês da Consciência Negra, com uma série de atividades em cumprimento ao item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que versa sobre as práticas para uma educação de qualidade, com oportunidades mais inclusivas e conduzidas pela equidade.

Bete Nagô teve seus primeiros contatos com o universo da fotografia ainda na infância, com um singelo, mas significativo incentivo do pai que trabalhava como zelador de condomínio e a presenteava com alguns exemplares de revistas e livros que encontrava no lixo, dentre eles, National Geographic e uma coletânea de obras do mineiro Sebastião Salgado, uma das grandes referências da artista. 

Com o intuito de protegê-la de algumas frustrações oriundas do racismo estrutural — que dilacera os sonhos e expectativas de jovens pretos, pardos e periféricos, sobretudo, mulheres — a mãe dizia que fotografia era 'coisa de rico', o que para as lentes de Nagô significa possibilidades de denúncia, defesa e acolhimento.  

A participação junto aos movimentos sociais, somadas à persistência de uma 'taurina raiz', contribuíram para as oportunidades de realizar sua primeira exposição fotográfica em 2019, e sua estreia como documentarista, na websérie "Mulheres em Luta" (resultante da mostra de mesmo nome), lançada em maio deste ano, que também será exibida durante o evento no MISS.

"Este projeto é uma 'mulheragem' a todas as mulheres, sobretudo às minhas irmãs negras, indígenas, quilombolas e LGBTs. As que se foram, as que continuam e estas, em especial, que estão presentes nesta produção. Estendo também minha gratidão às suas ancestrais", explica.

Confira mais informações sobre o evento e a programação completa em: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/2o-santos-arte-preta-festival-tem-diversas-atracoes-de-quinta-a-domingo

Serviço

Evento: Abertura da exposição fotográfica e exibição da websérie "Mulheres em Luta", de Bete Nagô.
Data e Horário: 11/11/2023 (sábado), a partir das 16h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos – MISS (nas dependências do Centro Cultural Patrícia Galvão). Endereço: Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias – Santos/SP
Valor: Gratuito 
Contato de Imprensa: João Henrique Santos - Mtb 73513 
[email protected]

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POLÍTICA PÚBLICA

São Vicente reforça apoio a vítimas de violência por meio de programa estadual

PATRIMÔNIO HITÓRICO

Projetos da Prefeitura darão suporte a restauro de patrimônio histórico santista

FINANÇAS PÚBLICAS GUARUJÁ

Termina dia 25 prazo para adesão do pagamento antecipado de precatórios com deságio de 40%

2
Entre em nosso grupo