Quinta, 12 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

28ºC

EVENTO

Fórum Baixada Santista aborda importância da 3ª pista da Imigrantes no dia 27/11 em Cubatão

Evento realizado pela União das Associações de Engenharia e Arquitetura do Litoral Paulista, será no Bloco Cultural, a partir das 8h30

Da Redação

24/11/2025 - segunda às 09h33

Um debate cada vez mais necessário que traz à tona a necessidade de superar um dos principais desafios para o desenvolvimento da Baixada Santista: os gargalos logísticos. Pensando nisso, a União das Associações de Engenharia e Arquitetura do Litoral Paulista (UALP) que conecta os presidentes das associações de engenheiros e arquitetos das dez cidades do litoral paulista, realiza o Fórum Baixada Santista: Engenharia e Desenvolvimento Econômico - a 3ª pista da Imigrantes como vetor de integração e crescimento regional.

 

O encontro gratuito será na quinta-feira, dia 27 de novembro, a partir das 8h30, no Bloco Cultural José Edgard da Silva (Praça dos Emancipadores, s/nº - Centro – Cubatão), que fica ao lado da Prefeitura. A programação vai contar com lideranças públicas, empresariais, acadêmicas e técnicas para debater soluções que conectem infraestrutura, inovação e empregabilidade ao futuro da região.

 

Os interessados em participar já podem se inscrever pelo Sympla - https://www.sympla.com.br/evento/forum-baixada-santista-a-3-pista-da-imigrantes-como-vetor-de-integracao-e-crescimento-regional/3207990

 

De acordo com a coordenadora da UALP, engenheira Elisangela Freitas, "A proposta deste Fórum é contribuir para que a 3ª pista se consolide como um projeto estruturado, orientado por critérios técnicos, continuidade e visão regional, e não condicionado a ciclos administrativos. Uma obra desse porte exige a participação de engenheiros civis, agrônomos, ambientais, de transportes, de segurança, eletricistas, mecânicos, além de profissionais de planejamento urbano, logística e mobilidade, entre outros. Escolhemos Cubatão justamente por ser um ponto estratégico na logística da Baixada Santista, onde os impactos e oportunidades da obra ficam ainda mais evidentes."
 

O debate central em torno da expectativa da implementação da 3ª pista da Rodovia dos Imigrantes fará com que cerca de 40 especialistas como: secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo de Cubatão, Fabricio Lopes; secretária de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Thaís Margarido; o diretor Institucional do Grupo Cesari, Sérgio Sukadolnick, entre outros, abordem os impactos desse grande projeto nos eixos de mobilidade urbana, integração porto–cidade, desenvolvimento econômico, sustentabilidade energética e capacitação profissional.

 

O evento é realizado pela União das Associações de Engenharia e Arquitetura do Litoral Paulista (UALP), com o patrocínio master da  MÚTUA , apoio do sistema CONFEA E CREA-SP, com apoio da Prefeitura de Cubatão, secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Obras e transportes das cidades, Associações de Engenheiros e Arquitetos de Registro até Bertioga e o Apoio Institucional de diversos parceiros como Sebrae, ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos), entre outras.

 

Programação

8:30/9:00 - Recepção e Credenciamento 

9:00/9:05 - Abertura Oficial
Palavra da Coordenadora da UALP – Eng. Elisângela Freitas

9:05/9:30 Palavra das Autoridades Presentes

Diretor Geral da Mútua – Renato Archanjo de Castro

9:30/10:30 - Painel - "A 3ª pista da Imigrantes: mobilidade, logística e desenvolvimento regional"

Painelistas: Secretários Municipais Regionais 

10:30/11:20 – Painel: "Cubatão e o Porto de Santos como motores da cadeia produtiva do Litoral Paulista"
Integra o potencial portuário e retroportuário à indústria e aos novos investimentos logísticos que impulsionam a economia regional.

11:20/12:10 – Painel: "A 3ª pista da Imigrantes como vetor de integração e crescimento sustentável"
Conecta infraestrutura, mobilidade e planejamento urbano como alicerces para o desenvolvimento das nove cidades da Baixada.

12:10/12:50 – Painel: "Engenharia Associativa e Governança Técnica: a força das entidades no desenvolvimento regional"

A nova geração da engenharia associativa: inovação, digitalização e engajamento de jovens profissionais.

12:50/14:00 - INTERVALO PARA ALMOÇO

14:00/14:50 - Painel: "Cubatão: de símbolo de superação ambiental a referência em energia limpa"

Obras inteligentes, monitoramento digital, inovação em infraestrutura. 

14:50/15:40 – Painel: "Pessoas qualificadas para a transformação regional"
A formação de talentos e a valorização da mão de obra técnica como base para sustentar os investimentos e o crescimento da Baixada.

15:40/16:30 – Painel: "Pessoas qualificadas para a transformação regional"

Destaca a formação de talentos e a valorização da mão de obra técnica como base para sustentar os investimentos e o crescimento da Baixada.

16:30/17:00 – INTERVALO 

17:00/17:40 - Mesa de Consolidação 

Tema: "Engenharia como vetor de integração regional" 

Discussão sobre compromissos conjuntos. 

17:40/18:00 - Encerramento 

 

Fala final da Coordenadora da UALP – Eng. Civil Elisangela Freitas da Silva

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SEGURANÇA PÚBLICA

Guarujá apresenta queda nos índices de criminalidade no mês de janeiro

FESTEJOS

Santos espera mais de 400 mil turistas no feriado de Carnaval

SÃO VICENTE

Hospital Dr. Olavo Hourneaux de Moura procura familiares de paciente

2
Entre em nosso grupo