Sábado, 04 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,33

EuroR$ 6,26

Santos

21ºC

FISCALIZAÇÃO

Força-tarefa fecha adega clandestina e apreende bebidas impróprias para venda em São Vicente

Ação visa combater a comercialização de itens adulterados

Da Redação

04/10/2025 - sábado às 06h00

Em combate à comercialização de bebidas adulteradas, uma força-tarefa em São Vicente resultou no fechamento de uma adega clandestina e na apreensão de destilados impróprios para venda nesta sexta-feira (3). A ação envolveu a Prefeitura, por meio das secretarias de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp) e Defesa e Organização Social (Sedos), além da Vigilância Sanitária, a Guarda Civil Municipal, o Procon e as polícias Militar e Civil. A iniciativa integra o plano de estratégias traçadas pelo Comitê de Combate à Adulteração de Bebidas Alcoólicas criado no Município.


Na operação desta sexta-feira, uma adega situada na Rua Antônio Luís Barreiros (Japuí) foi fechada por não possuir o devido licenciamento para atuação. O proprietário será intimado a tomar as providências para que o empreendimento possa voltar a funcionar. Além disso, foram apreendidas no local garrafas sem procedência e outras sem condições adequadas de conservação para consumo.


Em outro estabelecimento, também no Japuí (Avenida Tupiniquins), os profissionais apreenderam garrafas de destilados com indícios de adulteração — como ausência de rótulo, falta de lacre ou lacres rompidos.


Os itens recolhidos foram encaminhados à Polícia Civil para a realização de testes laboratoriais e posterior registro de boletim de ocorrência, para que as devidas providências sejam adotadas caso as irregularidades sejam confirmadas.


Além das duas adegas autuadas, outros estabelecimentos foram fiscalizados, mas não apresentaram irregularidades em seus produtos.


Comitê de Combate à Adulteração de Bebidas Alcoólicas
A iniciativa visa, por meio de forças-tarefa, fortalecer a fiscalização dos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, integrando Prefeitura, Procon e polícias Militar e Civil. As equipes irão percorrer de forma estratégica comércios de diferentes regiões da Cidade.


"O objetivo em primeiro lugar é preservar a saúde e a vida das pessoas. Criamos esse Comitê para garantir a fiscalização constante, com todos os setores envolvidos atuando juntos. É importante, também, que a população esteja atenta, principalmente quando for consumir alguma bebida alcoólica. Tomar cuidado com o local e a procedência, desconfiar de preços muito baixos e verificar se os lacres das garrafas adquiridas estão intactos. Caso notem algo, acionem os órgãos competentes e, se sentirem qualquer efeito incomum, busquem atendimento médico o mais rápido possível. Queremos garantir que momentos de descontração não se transformem em momentos de risco", afirma o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado.


Orientações

"É importante o comerciante se certificar da origem do produto que está colocando no mercado. Já o consumidor deve fazer verificações com relação ao preço e desconfiar de valores muito baixos. O munícipe também deve conferir se o produto não está com alteração na embalagem e se está dentro do prazo de validade", destaca Marcelo Sakamoto, coordenador do Procon de São Vicente.


Denúncias:

• Procon: (13) 3579-1307 (WhatsApp)

• Vigilância Sanitária: [email protected] (e-mail)

• Ouvidoria: (13) 3579-1325 / (13) 3579-1326, das 9h às 17h
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

INFRAESTRUTURA

Prefeitura de Guarujá reestrutura quatro vias da Vila Maia

GESTÃO

Mongaguá define regras para instalação de antenas em áreas públicas

EVENTO E SEGURANÇA

Está proibida a venda de bebidas destiladas no Guará Fest

2
Entre em nosso grupo