60+
Festival terá inicio na quinta-feira (16)
Da Redação BS9 - Isabella Monteiro
15/02/2023 - quarta às 11h02
Festival em Santos irá projetar filmes produzidos por pessoas 60+ - Foto: Reprodução/PMS
Nesta quinta-feira (16), irá estreiar o Fstival Cine Melhor Idade, a partir das 14h, no Museu da Imagem e do Som, em Santos (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). Pessoas com mais de 60 anos que participaram das oficinas de cinema nas vilas criativas.
Os participantes aprenderam sobre os princípios básicos de cinema e da realização de um filme. Além disso, também puderam praticar exercícios com uma câmera de vídeo e celulares para produzir pequenas cenas filmadas por eles mesmos, que agora serão exibidas no evento.
O Cine Melhor Idade foi idealizado pela produtora Denise Lara e pelo cineasta Gustavo SD Brandão. Durante o processo, os artistas perceberam que que o público alvo do cinema, eram de pessoas acima de 60 anos, e foi esse insight que os levou adaptar a oficana básica, para um público da melhor idade. O projeto realizou oficinas que tiveram a participação de 60 alunos, entre os meses de setembro e novembro de 2022.
"A gente já tinha um projeto nesse formato direcionado para um público infantil. Mas durante a as filmagens do nosso curta documentário “Lumière à beira mar - Uma história do Cine Arte Posto 4” vimos que a maior parte do público que frequenta o cinema era de 50, 60+. Foi então que percebemos que havia uma demanda grande desse público interessado em cinema e resolvemos propor o projeto para o edital Facult de 2022. Ele foi aprovado e demos às atividades no segundo semestre do ano passado" cometou os idealizadores Gustavo SB Brandão e Denise Lara.
O Cine Melhor Idade foi contemplado no 9º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes do Município de Santos, com o Fundo de Assistência a Cultura, FACULT. Também teve o apoio da produtora III Ato Vídeo Marketing, Dromo Filmes, estúdio United Jvs e Assessoria de Imprensa DL.
"Foi um desafio bem legal. A gente já tinha um aprendizado de trabalho com crianças e jovens mas com esse público era totalmente inédito. Mas foi incrível, eles chegam sem saber nada sobre a linguagem cinematográfica mas trazem uma bagagem muito grande de histórias e referências. Isso é algo que contribuiu bastante para a prática das atividades com câmera e registro de imagens. Foi surpreendente, em certo sentido" afirmou Gustavo SB Brandão e Denise Lara.
A entrada na sessão é gratuita e sujeita à lotação.
Deixe a sua opinião
ver todos