Quarta, 11 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

28ºC

SOCIAL

Feira de Natal reúne artesãs de São Vicente no Paço Municipal

Peças produzidas por alunas do Fundo Social seguem à venda até 5 de dezembro

Da Redação

27/11/2025 - quinta às 09h28

Com a chegada do clima natalino, o Paço Municipal de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 384 – Centro) ganhou novas cores e texturas, com a abertura da Feira Empreendedora de Natal. A iniciativa segue até 5 de dezembro, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, reunindo peças produzidas por artesãs da Cidade, muitas delas formadas nos cursos oferecidos pelo próprio Fundo Social.
 

A feira reúne artesãs que encontraram no ramo um caminho de geração de renda e autonomia, fortalecendo o empreendedorismo feminino vicentino. "Nosso objetivo sempre foi oferecer mais do que cursos: queremos gerar ferramentas reais para que as pessoas possam transformar suas habilidades em renda. Esta feira mostra que, quando criamos oportunidades, as famílias da nossa cidade avançam juntas", destaca a presidente do Fundo Social, Thaynã Amado.
 

Entre as expositoras está Sidneia Ferreira, da Tenda Neiarts (@sidneiaferreira80), que trabalha com acessórios em pedras naturais e peças de decoração. Ex-aluna do Fundo Social, ela ressalta a importância do espaço e o movimento intenso do primeiro dia.
"Estou amando. O fluxo de pessoas é grande e esse espaço nos dá visibilidade. Agradeço pela oportunidade do Fundo Social e da Primeira-Dama Thay", contou. Sidneia produz colares, chaveiros, porta-vinhos e itens de home decor, todos montados à mão, com pedras adquiridas do Rio Grande do Sul. "Temos muito carinho e muito Natal aqui. Quem vier vai encontrar presentes para todo mundo".
 

Outra artesã que encontrou novo impulso após a formação no FSS é Sandra Mandira, da loja Laços Sandra Mandira (@lacossandramandira). Ela participou do curso de empreendedorismo no início do ano e hoje administra sua pequena marca com mais segurança.
"Aprendi a gerenciar meu negócio e isso fez muita diferença. Eu produzo cada laço manualmente, desde as dobraduras até as colagens. Trabalho com infantil e adulto, e também faço peças personalizadas por encomenda", explica.
 

Especializada em biscuit e souvenirs de São Vicente, Maria Roxo, da Maria Roxo Artesã (@mariaroxoartezanato), também participa da feira. Com 12 anos de experiência, ela já integrou a loja colaborativa do FSS e é presença constante nas feiras do Município.
"Hoje, no primeiro dia, já vendi muito bem. Está maravilhoso", comemorou.
 

Já Alcione Batista, da Mimos da Alci (@mimos_da_alci_013), representa a força da capacitação continuada. Ela iniciou no curso de costura iniciante, avançou no artesanato e hoje está concluindo o módulo avançado.
"Eu fazia coisas simples. Foi no Fundo Social que aprimorei as técnicas e me apaixonei pelas bolsas. Depois do curso, comecei a vender de verdade. É uma virada de página. Eu ainda trabalho como cuidadora, mas quero, em breve, viver só das feiras", conta. No evento, Alcione expõe bolsas, carteiras, nécessaires e outras peças de costura criativa.
 

A Feira Empreendedora de Natal segue aberta ao público com diversas opções de presentes feitos à mão,  de peças decorativas a acessórios personalizados, e continua movimentando o empreendedorismo local com o trabalho das artesãs vicentinas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SEGURANÇA PÚBLICA

Guarujá apresenta queda nos índices de criminalidade no mês de janeiro

FESTEJOS

Santos espera mais de 400 mil turistas no feriado de Carnaval

SÃO VICENTE

Hospital Dr. Olavo Hourneaux de Moura procura familiares de paciente

2
Entre em nosso grupo