CULTURA
Entre os itens expostos nas vitrines e estandes, estão consoles clássicos dos anos 80, 90 e 2000
da Redação
24/07/2025 - quinta às 17h41
O mundo dos videogames está sendo celebrado em Mongaguá. Começou nesta quarta-feira (26) a exposição 'Meu Primeiro Video Game: Uma Viagem Nostálgica pelo Mundo dos Video Games'. Gratuito e aberto ao público, o evento acontece até este sábado (26), no Centro Cultural Raul Cortez (Avenida São Paulo, 3.465, Vera Cruz), sempre das 10h às 20h.
Entre os itens expostos nas vitrines e estandes, estão consoles clássicos dos anos 80, 90 e 2000, como o Nintendo 64, Master System II, Mega Drive, GameCube, Game Boy e até alguns mais desconhecidos, como o Bandai Playdia, de 1994.
O mercado nacional também teve destaque, com o Prosystem, da 8 Chips do Brasil, e o Phantom System, que marcaram época no país. Mas consoles não foram os únicos a protagonizar a exposição; fliperamas icônicos como Marvel vs. Capcom e Street Fighter II também marcaram presença.
Títulos consagrados como Pac-Man, Super Mario Bros., Ghostbusters e o aclamado GoldenEye 007 também são destaques, além de uma variedade de controladores únicos, como joysticks, volantes, guitarras e até cockpits para jogos de corrida.
A mostra propõe um passeio nostálgico e interativo pela história dos jogos eletrônicos, destacando a evolução dos consoles e das principais franquias e obras do setor.
Para o jovem Pedro, de 17 anos, a experiência foi surpreendente: "Eu até conhecia alguns, como o Nintendo 64 e o PlayStation 1, mas todo o resto é uma surpresa". Já Vitória Soares, de 21 anos, teve uma experiência inédita: "Já ouvi falar na maioria dos consoles aqui, mas foi a primeira vez que eu joguei em um fliperama", explicou.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Pedro Saletti, a iniciativa tem como objetivo promover a inclusão cultural por meio de uma linguagem que dialoga com diferentes gerações. "É uma forma de valorizarmos a cultura gamer que, além de estar em alta hoje em dia, faz parte da memória afetiva de muitas gerações", destaca.
"Queremos proporcionar uma experiência única, que una nostalgia e conhecimento", conclui. A exposição tem o apoio da Prefeitura de Mongaguá, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento conta com doação opcional de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Mongaguá.
Deixe a sua opinião
ver todos