Terça, 09 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,42

EuroR$ 6,37

Santos

26ºC

CULTURA

Exposição sobre videogames acontece no Centro Cultural Raul Cortez, em Mongaguá

Entre os itens expostos nas vitrines e estandes, estão consoles clássicos dos anos 80, 90 e 2000

da Redação

24/07/2025 - quinta às 17h41

O mundo dos videogames está sendo celebrado em Mongaguá. Começou nesta quarta-feira (26) a exposição 'Meu Primeiro Video Game: Uma Viagem Nostálgica pelo Mundo dos Video Games'. Gratuito e aberto ao público, o evento acontece até este sábado (26), no Centro Cultural Raul Cortez (Avenida São Paulo, 3.465, Vera Cruz), sempre das 10h às 20h. 

 

Entre os itens expostos nas vitrines e estandes, estão consoles clássicos dos anos 80, 90 e 2000, como o Nintendo 64, Master System II, Mega Drive, GameCube, Game Boy e até alguns mais desconhecidos, como o Bandai Playdia, de 1994. 

 

O mercado nacional também teve destaque, com o Prosystem, da 8 Chips do Brasil, e o Phantom System, que marcaram época no país. Mas consoles não foram os únicos a protagonizar a exposição; fliperamas icônicos como Marvel vs. Capcom e Street Fighter II também marcaram presença.

 

Títulos consagrados como Pac-Man, Super Mario Bros., Ghostbusters e o aclamado GoldenEye 007 também são destaques, além de uma variedade de controladores únicos, como joysticks, volantes, guitarras e até cockpits para jogos de corrida.

 

A mostra propõe um passeio nostálgico e interativo pela história dos jogos eletrônicos, destacando a evolução dos consoles e das principais franquias e obras do setor.

 

Para o jovem Pedro, de 17 anos, a experiência foi surpreendente: "Eu até conhecia alguns, como o Nintendo 64 e o PlayStation 1, mas todo o resto é uma surpresa". Já Vitória Soares, de 21 anos, teve uma experiência inédita: "Já ouvi falar na maioria dos consoles aqui, mas foi a primeira vez que eu joguei em um fliperama", explicou.

 

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Pedro Saletti, a iniciativa tem como objetivo promover a inclusão cultural por meio de uma linguagem que dialoga com diferentes gerações. "É uma forma de valorizarmos a cultura gamer que, além de estar em alta hoje em dia, faz parte da memória afetiva de muitas gerações", destaca. 

 

"Queremos proporcionar uma experiência única, que una nostalgia e conhecimento", conclui. A exposição tem o apoio da Prefeitura de Mongaguá, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento conta com doação opcional de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Mongaguá.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Cubatão abre consulta pública sobre revisão do Plano de Resíduos Sólidos nesta terça (9)

SEGURANÇA

GCM de Mongaguá realiza apreensão de drogas em fiscalização de adega

GESTÃO E PARTICIPAÇÃO

Câmara de Mongaguá convida população para participar da elaboração do PPA 2026-2029

2
Entre em nosso grupo