Terça, 27 de Maio de 2025

DólarR$ 5,65

EuroR$ 6,39

Santos

26ºC

EU TE SIGO?

Pesquisa Badra vai avaliar preferência do público em relação aos veículos locais de comunicação

Serão ouvidos no levantamento 2.120 moradores nas cidades de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão

Da Redação

26/05/2025 - segunda às 00h01

“Não se trata de uma pesquisa de audiência, mas, sim, de preferência”. É assim que o jornalista Maurício Juvenal, analista de dados do Instituto Badra, define o levantamento estatístico de dados que será lançado nas ruas da Baixada Santista, ao longo dessa semana.

 

De acordo com o método estabelecido, não probabilístico por cotas, serão ouvidos um total de 2.120 moradores, respeitando a proporção para gênero, faixa etária, escolaridade, renda e cidade de residência em relação ao universo, ou seja, o contingente populacional das cinco cidades que receberão os entrevistadores. A saber: Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão.

 

Segundo ele, a população estimada é de 1,5 milhão de habitantes. “Quando a gente fala em proporção, quer dizer que a amostra vai respeitar, por exemplo, o fato de que 55% do total é formado por mulheres e 45% por homens. Como a amostra é de 2.120 elementos, serão entrevistadas 1.166 mulheres e 954 homens. Isso vale também para faixa etária, escolaridade e renda, no que pese nessas duas últimas variáveis, se necessário, a aplicação de fator de ponderação”, explica o especialista.

 

IMPORTÂNCIA

Na opinião de Maurício Juvenal, o consumidor já não estabelece com o mercado uma simples e direta relação de consumo, de compra e venda. “Tudo passou a ser uma grande experiência, ora positiva, ora negativa, mas uma experiência. Como foi, para mim, ouvir aquela notícia? Que ganho de informação ela trouxe? A notícia veiculada esclareceu? Faltou dizer ou explicar mais alguma coisa? O conteúdo é verdadeiro ou fake news?”. O analista diz que a pesquisa busca justamente traduzir em conteúdo como esta experiência vem se dando. Páginas nas redes sociais estão sendo, pela primeira vez, incluídas no levantamento.

 

Ainda do ponto de vista técnico e metodológico, a equipe da Badra organizou as hipóteses de respostas com base no que é senso comum, mas, também, a partir de pré-testes realizados nas ruas. “Ouvimos inclusive cinco ou seis profissionais do setor, atuantes, de modo a construir as alternativas de respostas, nos discos de pesquisa, com muito equilíbrio e imparcialidade”, destaca Pedro Juvenal, assistente de produção, e que há dois meses se juntou ao quadro de profissionais da Badra.

 

Ele completa, no entanto, afirmando que é possível que algum veículo ou profissional se sinta excluído ou desprestigiado por não ter seu nome lançado nos discos. Fica a dica: “o resultado da pesquisa é sempre um retrato do apurado nas condições em que ela foi feita e partir da forma que está organizada. Por isso que ler e entender a metodologia, quando do resultado, é sempre muito importante”, afirma Pedro.

 

MAIOR NOVIDADE

Veículos e profissionais poderão ter acesso – em tempo real - à plataforma de pesquisas da Badra durante a execução do trabalho de campo, de entrevistas e levantamentos de dados. Para isso, basta enviar um e-mail para [email protected] e solicitar seu login e senha de acesso.

 

Segundo Pedro Juvenal, a ideia é dar amplo acesso, com total transparência. “Esse é um desejo antigo, já que a nossa plataforma permite o acompanhamento em tempo real da execução em campo, com os dados já saindo tabulados. Em eleição isso é impossível, por conta das imposições e restrições estabelecidas pela legislação. Essa novidade, no entanto, se transportada para os pleitos eleitorais, vai dar uma ideia para veículos e profissionais sobre como a coisa acontece. Não lembro de ter visto algo semelhante antes. É a Badra sempre inovando”, comenta.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

DIVERSÃO

Santos Festival Geek terá presença de ator da série 'Todo Mundo Odeia o Chris'

GASTRONOMIA

Mercado de Peixes de Santos promove Festival do Camarão até domingo

MEIO AMBIENTE

Papagaio-de-cara-roxa é definido como a ave símbolo de Itanhaém

2
Entre em nosso grupo