Domingo, 31 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,43

EuroR$ 6,34

Santos

20ºC

SAÚDE

Equipe de Unidade de Saúde de Cubatão conversa com pais e professores sobre a doença mão-pé-boca

A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie

Da Redação

23/04/2025 - quarta às 10h49

Uma equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) da Ilha Caraguatá esteve na manhã desta terça-feira (22) na Unidade Municipal de Ensino (UME) Professora Marta Magali da Silva Madeira para conversar com professores e pais de alunos sobre a doença mão-pé-boca. O objetivo foi explicar os principais sintomas da doença dessa enfermidade comum em crianças pequenas.

 

A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais comumente em mãos, pés e boca.

 

São sinais característicos da doença:

– febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões;

– aparecimento, na boca, amídalas e faringe, de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas;

– erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital;

– mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia;

– por causa da dor, surgem dificuldade para engolir e muita salivação.

 

Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum. Ainda não existe vacina contra a doença mão-pé-boca. Em geral, como ocorre com outras infecções por vírus, ela regride espontaneamente depois de alguns dias. Por isso, na maior parte dos casos, tratam-se apenas os sintomas. Medicamentos antivirais ficam reservados para os casos mais graves. O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem, apesar da dor de garganta. Procure a unidade de saúde mais próxima em caso de dúvida.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ENSINO

Santos Jovem Doutor recebe visita de alunos para primeiro contato com impressora 3D

ACONTECE

Cubatão recebe pesquisadores internacionais no projeto Escola Avançada em Cultura Oceânica

ECONOMIA LOCAL

Fiscalização em Mongaguá emite 256 notificações e garante 70% de adesão de comerciantes

2
Entre em nosso grupo