Domingo, 27 de Julho de 2025

DólarR$ 5,56

EuroR$ 6,53

Santos

18ºC

SUSTENTABILIDADE

"Energia do Bem" transforma sol em apoio ao Projeto Ondas e chama sociedade do Guarujá a participar

Iniciativa une economia na conta de luz, sustentabilidade e impacto social direto na comunidade local

da Redação

30/05/2025 - sexta às 12h56

O Projeto Ondas, ONG que promove inclusão social por meio do surfe e da educação para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Guarujá, ganhou um reforço importante em sua trajetória de transformação social: a parceria com a Fotossíntese Tecnologia Solar e o movimento Energia do Bem. A iniciativa propõe uma alternativa sustentável para quem deseja economizar na conta de luz ao mesmo tempo em que apoia causas socioambientais relevantes.
 

Por meio do Energia do Bem, empresas e pessoas físicas podem receber créditos de energia limpa e renovável — gerados em fazendas solares — sem a necessidade de obras ou investimento inicial. O grande diferencial é que 1% de toda a energia gerada pelo sistema é destinada para projetos sociais focados em educação ambiental, como o Projeto Ondas.
 

“Hoje, 100% da energia consumida na sede do Ondas vem dos créditos da Energia do Bem. Mas queremos ir além: quanto mais pessoas no Guarujá aderirem à iniciativa, mais recursos conseguimos destinar à ONG. É um movimento em que todos ganham — o meio ambiente, a sociedade e o bolso do consumidor”, explica Fábio Ortiz Meinberg, diretor da Fotossíntese Tecnologia Solar.
 

Para o diretor do Projeto Ondas, Jojó de Olivença, a iniciativa ajuda a concretizar um antigo sonho. “Dentro dos nossos objetivos sempre esteve a sustentabilidade. Sonhávamos em trabalhar com captação e reuso de água de chuva, energia limpa... e então surgiu essa parceria com a Fotossíntese, que veio na hora certa. O Fábio, além de ser do contexto do surfe, tem essa visão de responsabilidade socioambiental, o que torna tudo ainda mais especial”, afirma.
 

A campanha pretende engajar moradores e empresários do Guarujá sob o lema: “Apoie o Projeto Ondas e economize até 18% na sua conta de luz”. A adesão é simples e feita de forma remota. Basta ter uma conta de luz em mãos e vontade de fazer parte da mudança.
 

Além da parceria com o Ondas, o Energia do Bem já levou ações sustentáveis a outras localidades, como o workshop sobre energia solar com a ONG Vida e Surf, no Guaraú (Peruíbe), onde também foi instalada uma microusina solar. Na Ilhabela, a iniciativa apoia o Instituto Verde Azul, que atua na preservação de mamíferos aquáticos.
 

“Nosso objetivo é espalhar essa corrente do bem por toda a região. Acreditamos que é possível gerar impacto positivo regionalmente, conectando sustentabilidade, economia e ação social de forma prática e acessível”, destaca Meinberg.

 

Jojó completa: “Essa parceria nos permite alcançar mais um grande objetivo, que é ser sustentável e ainda levar essa conscientização à sociedade do Guarujá. Energia limpa é a onda da vez, e a gente convida todo mundo a remar com a gente nessa energia do bem”.
 

Para saber mais ou aderir ao movimento, basta acessar: www.energiadobem.solar.
 

Sobre o Projeto Ondas
O Projeto Ondas atende cerca de 90 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que residem em Guarujá, sendo que já beneficiou mais de 700, além de influenciar indiretamente na vida de mais de 5 mil pessoas. Muitas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregadas ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem.
 

Junto ao incentivo à prática do surfe, as atividades do projeto são realizadas no contraturno escolar e servem para complementar o ensino dado nas salas de aula, com reforço em português, matemática, informática, educação ambiental, palestras sobre valores, além de assistência psicossocial e jurídica para os alunos e suas famílias.
 

Através do Projeto Surfando Valores II, o Ondas conta com o apoio da SEL - Secretaria Municipal Esporte e Lazer de Guarujá,  LIE - Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério do Esporte, Brasil Terminal Portuário, Rip Curl, Santos Brasil e Wilson Sons.
 

Ajude o Ondas
Quem acredita no poder transformador do surf e da educação apoia o projeto! As doações podem ser feitas por meio do seguinte link: https://ondas.colabore.org/transformandoem1passo/single_step
 

O Projeto Ondas conta também com o apoio de empresas para continuar a se desenvolver como organização social e manter os programas integrados de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.


Para saber mais, entre em contato pelo email [email protected]

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

DIVERSÃO

Festival Estadual de Quadrilhas Juninas agita São Vicente neste final de semana

OPORTUNIDADES

PAT de Guarujá oferece 241 vagas de emprego neste sábado (26)

EDUCAÇÃO

Mongaguá intensifica combate ao bullying e racismo nas escolas municipais

2
Entre em nosso grupo