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CULTURA OCEÂNICA

Encerramento de trilha formativa aborda importância dos oceanos

No encontro final, professoras relataram experiências de sucesso em sala de aula com o tema do curso "Geociência no contexto da Ecopedagogia"

Da Redação

13/08/2025 - quarta às 21h34

Uma palestra sobre a importância dos oceanos na preservação de nosso planeta marcou o encerramento da trilha formativa Geociência no Contexto da Ecopedagogia. O encontro final realizado no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) contou com a presença de biólogas do Instituto Biopesca, organização não governamental dedicada à pesquisa, conservação e manejo da fauna marinha e dos ecossistemas costeiros.

 

Além da aula, a ONG levou uma exposição de exemplares da vida marinha, aguçando a curiosidade dos professores presentes no curso. "Viemos mostrar o nosso museu itinerante aos educadores, para que conhecessem o acervo que costumamos levar às escolas", afirmou a assistente técnica responsável pela Educação Ambiental do Instituto Biopesca, Karine Oliveira. Entre os itens em exposição, estavam ossos de baleia, cascos de tartaruga, réplicas de mamíferos e répteis marinhos.


"Nosso material é tátil, o que permite uma interação dos alunos, que podem manusear as peças e, assim, se aproximarem da fauna marinha", completou a mestre em biodiversidade.


Com duração de três meses, a trilha formativa foi realizada entre maio e agosto, sendo dividida em quatro módulos: "Uma Viagem pelo Tempo Geológico"; "O Planeta em Transformação"; "Soluções Baseadas na Natureza", e "Oceano, o Regulador do Tempo!".


"Foram três meses muito produtivos, permitindo aos cursistas pensarem sobre o planeta de forma holística, englobando a parte terrestre, a parte aquática e os seres vivos, permitindo entender que tudo está conectado", avaliou a assessora pedagógica Vandilma Galindo. "Acredito que as aulas ajudaram a ampliar o conhecimento, além de tocar o coração dos cursistas", completou.


Professoras relataram que o conhecimento acrescentado pela trilha formativa foi levado para a sala de aula.


"Meus alunos do 5º ano ficaram surpresos ao descobrir a idade da Terra, pois não tinham dimensão de como algo pode ter 4,6 bilhões de anos. Propus que fizessem uma escala de tempo e eles ficaram muito animados e curiosos. Foi uma experiência maravilhosa", detalhou a professora Íris Oliveira, da Unidade Educacional Lúcio Martins Rodrigues (Vila Margarida).


"O que mais espantou os meus alunos foi descobrir como o ser humano, em tão pouco tempo de existência em relação à Terra, conseguiu alterar as características do planeta em que vivemos", contou Gisele de Souza Vaz, que dá aula para o 5º ano na AMEI Rei Pelé (Samaritá).


Já Ana Carolina Rodrigues, da AMEI Narizinho (Tancredo), montou um projeto com todas as crianças da fase

"Fizemos um passeio pelo bairro e recolhemos materiais recicláveis que foram descartados de forma irregular nas ruas. Foi muito válido, pois eles aprenderam a importância de usar a lixeira e não despejar resíduos na rua".


Viabilizado pela Seduc, por meio da Diretoria Pedagógica, a formação foi destinada a coordenadores pedagógicos, professores dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, sendo aberta a todos os docentes, com ênfase aos que atuam nos componentes curriculares de Ciências e Geografia. A ação é promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental e integra a programação da Semana do Meio Ambiente.


A trilha teve como objetivo apoiar professores e gestores na construção de conhecimentos, reflexões e práticas educativas que unem pedagogia e ecologia, promovendo uma consciência crítica, sustentável e responsável sobre o meio ambiente e o planeta.


Com total de 40 horas e certificação ao término, a formação aconteceu em formato híbrido (presencial, síncrono e assíncrono), proporcionando momentos de práticas investigativas, troca de experiências e atividades interativas.


GEOCIÊNCIA E ECOPEDAGOGIA

Em tempos de crise climática e degradação ambiental, a relação entre o ser humano e o planeta tem sido cada vez mais debatida em escolas, universidades e movimentos sociais. Nesse cenário, destacam-se os campos da Geociência e a Ecopedagogia.


As Geociências são o conjunto de ciências que estudam a Terra, incluindo a Geologia, a Geografia Física, a Meteorologia e a Oceanografia. Esses estudos ajudam a compreender os processos naturais do planeta — como a formação de rochas, o ciclo das águas, os terremotos e as mudanças climáticas.


Já a Ecopedagogia é a abordagem educacional que propõe a relação ensinagem/aprendizagem na ética da sustentabilidade, no respeito à vida e na consciência ecológica, com o objetivo de não apenas informar os alunos, mas sim de transformar, por meio de uma consciência planetária que inspire atitudes sustentáveis e solidárias.


Assim, a trilha formativa Geociência no contexto da Ecopedagogia serviu como apoio aos professores e gestores das escolas municipais de São Vicente na construção de conhecimento, nas reflexões e práticas com uma abordagem educativa que une pedagogia e ecologia, com foco na formação de uma consciência crítica e responsável sobre o meio ambiente e o planeta, e um olhar voltado para a sustentabilidade e justiça socioambiental.

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