Terça, 23 de Junho de 2026

DólarR$ 5,20

EuroR$ 5,91

Santos

19ºC

SÃO VICENTE

Encenação 2026 emociona cerca de 20 mil pessoas em quatro dias

Público viveu chegada de Martim Afonso a São Vicente, direto da areia do Gonzaguinha

Da Redação

25/01/2026 - domingo às 11h29

Os holofotes se apagaram neste sábado (24), marcando o encerramento da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2026, após quatro noites na Praia do Gonzaguinha (Praça Tom Jobim). O maior espetáculo em areia de praia do mundo alcançou cerca de 20 mil pessoas, somando público presencial e telespectadores.
 

Desde a abertura, a Encenação deixou claro que não repetiria fórmulas. Sob o tema "O Chamado dos Elementos", a narrativa incorporou água, fogo, terra, ar e éter como forças dramáticas da história, conectando a chegada de Martim Afonso de Sousa, em 1532, a reflexões atuais sobre ancestralidade, natureza e pertencimento. Até a chuva que caiu sobre a arena acabou integrada ao espetáculo, reforçando a relação direta entre cena, ambiente e público.
 

Ao longo das apresentações, o público não apenas acompanhou a história, mas reagiu a ela. Silêncios atentos, aplausos prolongados e a presença de famílias inteiras, muitas delas retornando em mais de uma noite, ajudaram a construir uma atmosfera de envolvimento contínuo com o espetáculo.
 

Entre os relatos colhidos na última noite, histórias pessoais se misturaram à narrativa encenada na areia. Moradora da Vila Margarida há quase cinco décadas, Mara Lúcia da Cruz Rodrigues, que enfrentou nove AVCs ao longo dos últimos anos, voltou à Encenação depois de um longo período afastada.

 

"Eu estou me segurando para não chorar. É emocionante demais. Eu vi a Encenação pela primeira vez em 2019. Passei por muita coisa de lá para cá, mas eu queria muito estar aqui. Quando consegui o ingresso, foi uma alegria enorme. Dá vontade de pedir pra não ser o último dia, para ter mais", contou.
 

Para quem acompanha o espetáculo há anos, a edição de 2026 também foi marcante pela atualização da linguagem e pela forma de contar a história. Nascido em São Vicente, Otávio Pereira Marciel, já assistiu a mais de dez edições da Encenação e percebeu a diferença.

 

"Foram tempos diferentes. Essa edição está muito mais moderna, com LED, mais música, outra dinâmica. A história ficou diferente, mas muito boa. Estar aqui com a família é inexplicável".
 

Sua esposa, Débora de Calixto Rodrigues assiste ao espetáculo desde criança, levando a filha pela primeira vez. "É muito emocionante. Eu vinha com meus pais na idade dela, e hoje estou trazendo minha filha. É uma lembrança forte, que atravessa a família. A história está bem contada. Ela conseguiu entender o que aconteceu. Está muito bonito".
 

A filha do casal, a pequena Isis, de 6 anos, resumiu a experiência do seu jeito.

 

"Eu gostei de tudo. Gostei das fantasias e dos elementos. Teve fogo, ar, terra e água".
 

Já a Maria Convento, de 69 anos, acompanha a Encenação há mais de cinco edições, e destacou a evolução do espetáculo em 2026.

 

"Nesse ano a Encenação está melhor do que nos outros. Dá pra ver que está bem ensaiada, bem adaptada. A estrutura também melhorou muito, principalmente com a cobertura, que evitou confusão com guarda-chuva. Para mim, que venho há anos, a Encenação sempre traz essa sensação de renovação, de novos capítulos sendo contados, mesmo falando da mesma história", avaliou.
 

Com a arena já vazia, ainda sob o eco dos aplausos da última noite, o encerramento da Encenação não significou silêncio nos bastidores. Entre abraços, lágrimas e a sensação física de exaustão depois de meses de trabalho, o diretor José Luiz Morais (Luigi) resumiu o sentimento de liderar um espetáculo construído por centenas de pessoas, muitas delas da própria comunidade, que se renovam a cada edição.

 

"O teatro é um ser vivo. Ele respira com as pessoas, sente o clima, reage ao público, ao vento, à chuva, à emoção de quem está em cena e de quem assiste. Foram dias muito intensos, com um trabalho pensado com cuidado para todos: crianças, idosos e PCDs. Porque a Encenação só existe quando todo mundo se sente parte dela. Quando termina, a emoção é grande, mas, junto com ela, já nasce a ansiedade pelo próximo ano, por tudo que ainda pode ser criado".
 

O encerramento de cada noite reforçou o caráter sensorial da experiência. A tradicional queima de fogos iluminou o céu do Gonzaguinha, enquanto a música final transformava a arena em um espaço de emoção compartilhada, conectando passado e presente em uma mesma paisagem.
 

Para a gestão cultural do Município, a edição de 2026 evidencia a capacidade da Encenação se reinventar sem perder sua essência histórica.

 

"Cada edição da Encenação é um desafio novo. A gente testa linguagens, incorpora tecnologia, escuta o público e ajusta o espetáculo sem perder o vínculo com a nossa história. Ver essa resposta das pessoas nos dá ainda mais vontade de pensar o próximo ano desde já, com novas ideias e ainda mais cuidado", afirmou o secretário de Cultura, Alexandre Rodrigues.
 

"Foi mágico! Quatro dia em que pudemos ver nossa história sendo recontada. A Encenação é o nosso maior patrimônio cultural, e está cada vez mais conectada às nossas raízes. Um espetáculo que retrata o mundo como ele é: plural, com conflitos e repleto de superações. Nosso maior fenômeno cultural mais uma vez se fez presente na areia da Praia do Gonzaguinha", declarou o prefeito Kayo Amado.
 

Além das apresentações na arena, o público contou com uma área imersiva e com a Feira São Vicente 360, ao lado do espetáculo, ampliando a experiência para além da encenação principal e fortalecendo a presença de artistas e empreendedores locais.
 

Com o apagar das luzes, a Encenação da Fundação da Vila 2026 se despede deixando mais do que imagens marcantes. Fica a sensação de que, por quatro noites, São Vicente contou sua própria história de forma viva, não como lembrança distante, mas como algo que ainda pulsa na areia onde tudo começou.
 

A Encenação 2026 foi incentivada via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com patrocínio de Brasil Terminal Portuário, GranServices, Grupo EcoRodovias e Sabesp. A iniciativa é uma realização da Associação dos Artistas e Prefeitura de São Vicente, com apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EVENTO

Morena Leite encerra evento de capacitação em Registro

DIREITOS HUMANOS

Guarujá inicia mapeamento de casas de religião de matriz africana

OPORTUNIDADE

PAT de São Vicente oferece mais de 80 vagas de empregos em diversos setores

2
Entre em nosso grupo