Segunda, 17 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,33

EuroR$ 6,17

Santos

22ºC

ECONOMIA

Empresários da Baixada Santista e Vale do Ribeira esperam aumento de 10% nas vendas na Black Friday

De acordo com uma pesquisa do Sincomércio, 36% dos consumidores da região planejam gastar mais de R$ 500 nesse período

Da Redação

17/11/2025 - segunda às 19h39

Uma pesquisa realizada pelo Sincomércio Baixada Santista e Vale do Ribeira aponta que os empresários da região estão otimistas para a Black Friday deste ano. A maioria dos lojistas espera um crescimento de até 10% nas vendas em relação a 2024. O clima também é positivo entre os consumidores, com orçamentos variados para esse período de ofertas, que acontece no dia 28 de novembro. 

 

A pesquisa indica que 29% dos lojistas entrevistados esperam um aumento de 6% a 10% nas vendas; 27% acreditam em um crescimento entre 3% a 5%; 26% disseram que a expectativa é acima de 10%, enquanto 18% afirmaram que devem chegar até 2%.

 

Os itens mais procurados para a data são eletrodomésticos (44%), seguidos por eletrônicos (35%) e roupas, calçados e acessórios (35%). Objetos para a casa, móveis e decoração também estão na lista de desejos de 33% dos consumidores e 19% vão buscar produtos de beleza e cuidado pessoal. Nesta seção do questionário, os participantes puderam selecionar até três opções.

 

Em relação ao ticket médio, o levantamento revela que 36% das pessoas planejam gastar de R$ 501 a R$ 1000 na Black Friday, enquanto 25% pretendem desembolsar mais de R$ 1000. Outros 24% planejam realizar aquisições na faixa de R$ 251 e R$ 500 e 15% até R$ 250.

 

Cartão de crédito: preferência dos clientes nas compras

Em relação ao método de pagamento, a maioria dos clientes (44%) pretende utilizar o cartão de crédito para as compras. Outros 38% preferem o Pix, enquanto 15% optarão pelo cartão de débito ou dinheiro. Apenas 3% dos entrevistados disseram que devem usar outros métodos, como boleto e cartão de loja.

 

O estudo também revela que os comerciantes estão investindo em uma combinação de estratégias para atrair o público, entre elas: 

- Descontos e ofertas relâmpago - (72%)
- Condições diferenciadas de pagamento - (65%)
- Marketing digital e redes sociais - (61%)
- Cashback / programas de fidelidade - (41%)
- Integração entre canais físicos e digitais - (32%)

* Os participantes puderam selecionar até três opções.

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 29 de outubro de 2025, com a participação de 150 empresários e consumidores da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

 

Sobre o Sincomércio Baixada Santista e Vale do Ribeira

O Sincomércio é a principal entidade sindical do setor de comércio varejista na região. Fundado em 22 de janeiro de 1931, o sindicato busca ampliar as conquistas da classe patronal, tornando-se uma aliada aos empresários. A sua missão é representar e defender de forma ética a classe patronal do comércio varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira, promovendo o desenvolvimento social, econômico, político e jurídico. O Sincomércio está localizado na Avenida Ana Costa, 25, em Santos – SP. Visite o site www.scvbs.com.br.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HABITAÇÃO

Conjunto habitacional realiza o sonho da casa própria para moradores de cortiços de Santos

ECONOMIA

Mantas do Brasil destaca contribuição das comunidades pesqueiras da Baixada Santista na COP30

IMPOSTOS E TAXAS

Prazo para quitação facilitada de débitos é prorrogado em Mongaguá

2
Entre em nosso grupo