EDUCAÇÃO
Proposta trabalhou temática de forma divertida com alunos das turmas de 9º ano
Da Redação
12/09/2025 - sexta às 15h00
Para colocar o conhecimento em prática, os professores prepararam 10 provas que despertaram o trabalho em equipe e raciocínio lógico. - Divulgação
Tornar o conhecimento sobre um dos fatos mais importantes da história do País mais agradável aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Este foi o objetivo da Gincana da Independência, organizada pela EM Governador Orestes Quércia, no Bairro Mirim. A atividade ocorreu nesta quinta-feira (11), na quadra da unidade de ensino, e reuniu as dez turmas deste segmento de ensino.
A Gincana da Independência foi uma proposta interdisciplinar que reuniu os professores de história, geografia e língua portuguesa das turmas de 9° ano. Os alunos foram divididos em quatro times representados pelas cores da bandeira do Brasil: verde, amarelo, azul e branco. Para colocar o conhecimento em prática, os professores prepararam 10 provas que despertaram o trabalho em equipe e raciocínio lógico.
Uma das provas recebeu o nome de Hino Fatiado. Dois alunos representaram a equipe na disputa. O objetivo era colocar os versos do hino nacional na ordem correta. Venceu a equipe que executou a tarefa em menos tempo.
Em outra, os jovens tiveram de encenar o famoso momento em que Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil. Os jurados fizeram a avaliação das apresentações e definiram a melhor performance.
Ao final das 10 provas, a equipe que somou mais pontos consagrou-se como vencedora da Gincana da Independência. "Foi uma forma diferente e divertida que encontramos de despertar nas turmas de 9° ano o interesse pelo tema, fugindo do senso comum. E, de forma concomitante, conseguimos trabalhar o protagonismo dos jovens, o raciocínio ágil e a habilidade de desenvolverem uma proposta de forma coletiva, em equipe", destacou a professora de língua portuguesa, Dagma Mendes de Araújo.
O ponto alto da Gincana da Independência foi a prova Torta na Cara. As equipes participavam de um quiz onde desafiaram o conhecimento sobre a Independência do Brasil. Quem era mais ágil ao bater a mão na mesa conquistava o direito de responder à pergunta. Se acertasse, dava a torta na cara do adversário. Caso errasse, recebia o castigo. "É gratificante ver o envolvimento dos estudantes. Acredito que a Gincana da Independência surgiu para fazer parte do calendário de ações da escola", comentou a docente.
Subsecretaria de Comunicação Social
Deixe a sua opinião
ver todos