Domingo, 02 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,37

EuroR$ 6,23

Santos

21ºC

FISCALIZAÇÃO

Em Mongaguá, veículos abandonados serão retirados das ruas

A medida obedece aos preceitos do Artigo 279-A do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e ainda do Decreto Municipal nº 2.771/2015

Robson de Castro

01/11/2025 - sábado às 19h00

Sabe aquele carro parado na sua rua há algum tempo, visivelmente danificado e sem condições de uso, enferrujado e cheio de mato na parte de baixo? Pois bem, justamente por esse estado de abandono ele é considerado inapto para permanecer ali. Por isso, a Prefeitura de Mongaguá vai intensificar as ações de recolha destes itens para favorecer a mobilidade, preservar o meio ambiente, contribuir com a segurança e garantir o aspecto de limpeza da cidade.

 

A medida obedece aos preceitos do Artigo 279-A do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e ainda do Decreto Municipal nº 2.771/2015, e inclui veículos automotores e não-automotores, ou seja, todos os equipamentos de transporte que possuem motores, sejam eles a combustão ou elétricos, assim como suas carcaças; veículos de propulsão humana ou animal, como carroças e charretes, além de reboques e semirreboques, ainda que estacionados em local permitido.

 

"A cidade tem crescido vigorosamente e as comunidades precisam cada vez mais contar com os espaços de uso coletivo disponíveis. É mais uma forma de promovermos o ordenamento urbano em benefício da qualidade de vida da população. Não nos esqueçamos de que essas estruturas afetam a segurança, já que podem servir de esconderijo para indivíduos mal-intencionados", ressaltou Francisco Xavier, gestor do Semutran (Serviço Municipal de Trânsito).

 

Para ele, se trata de uma questão de consciência, já que os veículos que não podem mais ser usados devem ser mantidos nas garagens das residências e não nas ruas e avenidas, ocupando vagas e comprometendo o ambiente de toda uma comunidade. "Pode não parecer, mas incomoda o vizinho e as pessoas que se utilizam do local. E muitas vezes estas pessoas têm vergonha ou receio da reação do dono e não reclamam. Afeta a harmonia entre vizinhos."

 

COMO FUNCIONA – Constatado o estado de abandono, por denúncia ou pela ronda dos agentes de trânsito e Guarda Civil Municipal (GCM), o veículo recebe um adesivo de notificação e o proprietário tem cinco dias para adotar providências, seja realocá-lo em garagem ou colocá-lo para funcionar, enchendo os pneus, trocando de vaga e renovando os sinais de uso do item. 

 

A inobediência acarreta o guincho do veículo e remoção ao pátio do município, que fica na Avenida Monteiro Lobato nº 1.800, no bairro Pedreira. O espaço é operado por uma empresa terceirizada, de maneira que para reaver o veículo o proprietário deverá arcar com o pagamento das despesas de remoção e estadia, multas e outras taxas exigidas e regulamentadas, valores e tratativas conduzidos pela própria administradora.

 

DENÚNCIAS – A população pode denunciar o abandono de veículos em vias públicas à Semutran comparecendo pessoalmente à Avenida Monteiro Lobato nº 4826, na Vila Atlântica, pelo telefone (13) 3507-1001 ou pelo e-mail [email protected].

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

MORADIA

Prefeitura de Cubatão oficializa assinatura de contratos dos novos moradores do Edifício Castro

MOBILIDADE

São Vicente terá gratuidade no transporte em dias de ENEM

SANEAMENTO

Sabesp reforça ações contra furtos e vandalismo nas unidades operacionais

2
Entre em nosso grupo