SAÚDE
Mutirões iniciados em maio já somam 300 atendimentos, mas 161 pessoas agendadas não compareceram
Da Redação
22/07/2025 - terça às 09h38
Desde maio, a Prefeitura de Guarujá já realizou 300 atendimentos em mutirões semanais de neuropediatria, realizados sempre às sextas-feiras, das 8 às 17 horas, na Unidade de Saúde Docinhos (Avenida Manoel da Cruz Michael, 343 – Santa Rosa). Apesar do avanço no número de atendidos, um dado preocupa: dos 461 pacientes agendados até o momento, 161 não compareceram. Ou seja, mais de um terço das vagas foi desperdiçado por ausência dos responsáveis.
Os mutirões têm como objetivo zerar a fila e garantir o diagnóstico precoce, especialmente em casos com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA). No início da ação, a Diretoria de Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) identificou que 1.063 pessoas aguardavam por atendimento em neuropediatria. Para atender a demanda, a Sesau destinou três médicos especialistas para a Unidade Docinhos, com dedicação exclusiva à força-tarefa.
A diretora de Atenção Especializada, Luciana Saião, reforça a importância do comprometimento das famílias: "A neuropediatria é uma especialidade essencial, principalmente nos primeiros anos de vida. Quando uma família falta à consulta, além de atrasar o próprio cuidado, impede que outra criança seja atendida no lugar. É um desperdício de recursos e prejudica outras pessoas que aguardam atendimento", pontua.
Deixe a sua opinião
ver todos