Terça, 22 de Julho de 2025

DólarR$ 5,56

EuroR$ 6,53

Santos

23ºC

SAÚDE

Em Guarujá, um em cada três pacientes falta a consultas de neuropediatria

Mutirões iniciados em maio já somam 300 atendimentos, mas 161 pessoas agendadas não compareceram

Da Redação

22/07/2025 - terça às 09h38

Desde maio, a Prefeitura de Guarujá já realizou 300 atendimentos em mutirões semanais de neuropediatria, realizados sempre às sextas-feiras, das 8 às 17 horas, na Unidade de Saúde Docinhos (Avenida Manoel da Cruz Michael, 343 – Santa Rosa). Apesar do avanço no número de atendidos, um dado preocupa: dos 461 pacientes agendados até o momento, 161 não compareceram. Ou seja, mais de um terço das vagas foi desperdiçado por ausência dos responsáveis.

 

Os mutirões têm como objetivo zerar a fila e garantir o diagnóstico precoce, especialmente em casos com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA). No início da ação, a Diretoria de Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) identificou que 1.063 pessoas aguardavam por atendimento em neuropediatria. Para atender a demanda, a Sesau destinou três médicos especialistas para a Unidade Docinhos, com dedicação exclusiva à força-tarefa.

 

A diretora de Atenção Especializada, Luciana Saião, reforça a importância do comprometimento das famílias: "A neuropediatria é uma especialidade essencial, principalmente nos primeiros anos de vida. Quando uma família falta à consulta, além de atrasar o próprio cuidado, impede que outra criança seja atendida no lugar. É um desperdício de recursos e prejudica outras pessoas que aguardam atendimento", pontua.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ACONTECE

São Vicente apresenta Coop Clima para busca de parcerias junto ao Instituto de Pesquisas Energéticas

ACONTECE

Guarujá firma parceria com Sest Senat voltada aos servidores municipais

TRÂNSITO

Curso de motorista ajuda santistas na busca por uma nova profissão

2
Entre em nosso grupo