Terça, 22 de Julho de 2025

DólarR$ 5,56

EuroR$ 6,53

Santos

20ºC

SAÚDE

Em gesto de amor ao próximo, Hospital do Vicentino recebe duas doações de órgãos

Procedimentos captaram rins e fígado de pacientes com atuação conjunta da equipe médica da unidade e da Organização de Procura de Órgãos

Da Redação

22/07/2025 - terça às 10h32

Em um verdadeiro gesto de amor ao próximo que pode salvar vidas, o Hospital do Vicentino realizou, na sexta-feira (18) e no sábado (19), duas captações de órgãos (fígado e rins). Os procedimentos foram acompanhados pela equipe multidisciplinar da unidade, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO), seguindo todos os protocolos técnicos e éticos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A iniciativa reforça a importância da doação de órgãos e o papel essencial dos hospitais na viabilização no ato de salvar vidas.

 

As captações foram conduzidas após a confirmação de morte encefálica dos pacientes, atestada por três profissionais diferentes, em horários distintos, conforme determina o protocolo estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina. Após essa confirmação, a equipe multidisciplinar do Hospital do Vicentino (formada por médico, enfermeiro e psicóloga) e a OPO entraram em contato com os familiares, prestando apoio emocional e esclarecendo todas as informações necessárias antes de solicitar a autorização formal para a doação dos órgãos.

 

Em ambos os procedimentos foram doados os rins e o fígado dos pacientes, devido à idade e condições dos doadores. Marcelo, familiar de um dos doadores, compartilhou a emoção de, mesmo em um momento doloroso, poder contribuir em prol do salvamento de novas vidas: "Ele era doador de sangue, mas nunca chegou a manifestar vontade sobre a doação de órgãos. Mesmo diante de toda a situação difícil, nós decidimos seguir com o procedimento assim que nos foi perguntado. Ele sempre foi uma pessoa ativa, sempre ajudava os outros. Era um homem trabalhador, e isso sempre serviu de exemplo e motivação para toda a nossa família, principalmente para mim e meu irmão Rodrigo".

 

"Quando um paciente entra em protocolo de morte encefálica, acionamos a Organização de Procura de Órgãos (OPO), do Estado de São Paulo, para verificar se ele se enquadra nos critérios para doação. Após a confirmação inicial, a equipe do Vicentino realiza a primeira abordagem com a família, explicando o que é a morte encefálica e como funciona o processo de captação de órgãos. Em seguida, são realizados os exames necessários para confirmar, de forma definitiva. Com essa comprovação, a Organização assume a abordagem com os familiares, solicitando a autorização formal para a doação dos órgãos", salientou Cintia Santos, gerente de enfermagem do Hospital do Vicentino.

 

"O momento de captação de órgãos é de extrema importância para salvar a vida de um paciente e de cuidado com a família do doador. Esse é um ato que envolve não apenas aspectos técnicos e médicos, mas, também, uma grande sensibilidade com a família do doador. Ao mesmo tempo, a captação representa uma oportunidade de transformar uma perda em esperança, pois, graças à generosidade da família doadora e ao trabalho coordenado das equipes, é possível oferecer uma nova chance de vida para aqueles que aguardam por um transplante", ressalta a secretária da Saúde, Michelle Santos.

 

A identificação do nome completo do familiar foi preservada em respeito à Lei nº 9.434/1997, que regulamenta a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento. Essa legislação estabelece o sigilo sobre a identidade de doadores e receptores, com o objetivo de proteger a privacidade das famílias envolvidas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ACONTECE

São Vicente apresenta Coop Clima para busca de parcerias junto ao Instituto de Pesquisas Energéticas

ACONTECE

Guarujá firma parceria com Sest Senat voltada aos servidores municipais

TRÂNSITO

Curso de motorista ajuda santistas na busca por uma nova profissão

2
Entre em nosso grupo