SAÚDE
Aplicativo pode ser baixado nas lojas dos sistemas Android (Play Store) ou iPhone (App Store) a partir desta segunda-feira (19)
Da redação
20/01/2026 - terça às 09h54
A partir desta segunda-feira, 19, a população de Cubatão já poderá marcar consultas usando o celular por meio de um aplicativo. É só digitar o Mais Saúde Cidadão, que pode ser baixado gratuitamente em lojas virtuais como Play Store (celulares com sistema Android) ou App Store (iPhone). A experiência começa pela Unidade de Saúde da Família (USF) do Pilões e, a partir de 2 de fevereiro, valerá para todas as unidades de Saúde do município.
Saiba como usar o 'Mais Saúde Cidadão'
– Após abrir o aplicativo, selecione CUBATÃO entre os municípios;
– Arraste a tela para a esquerda para seguir para a tela AGENDAMENTO DE CONSULTAS;
– Clique em COMEÇAR;
– Na tela de login, digite o CPF e a senha de primeiro acesso (essa senha deve ser obtida nas unidades de saúde a partir do dia 19);
– Troque a senha do primeiro acesso por uma senha pessoal;
– Clique no botão AGENDAMENTO DE CONSULTA e, em seguida, no botão + NOVO AGENDAMENTO e escolha a data e horário disponível e agende sua consulta.
Após inserir a senha pessoal, o aplicativo irá apresentar uma página inicial com o Cartão SUS e as opções AGENDAMENTO DE CONSULTA, CONSULTA DE MEDICAMENTOS e outras funcionalidades como VERIFICADOR DE ASSINATURA, PRONTUÁRIO e DOCUMENTOS ASSINADOS. Posteriormente, outras funcionalidades também serão adicionadas.
Avanço e Praticidade – A marcação de consultas pelo celular é o primeiro passo de um projeto de gerenciamento digital de toda a Secretaria de Saúde. Para o prefeito de Cubatão, César Nascimento, a medida cumpre uma proposta do primeiro ano de Governo ao atender um anseio da população. "O objetivo principal é trazer mais agilidade e facilidade para o cidadão, pois a saúde é uma prioridade".
Para o secretário Márcio de Oliveira, Cubatão avança na modernização do acesso à Saúde: "O agendamento de consultas por meio de aplicativo de celular facilita a vida do cidadão, amplia o acesso aos serviços e fortalece a atenção primária com mais praticidade, transparência e cuidado com a população".
O projeto de gestão digital da Saúde prevê também a criação de prontuário único digital para todos os pacientes, documento que reunirá dados atualizados, incluindo especialidades frequentadas, exames realizados, remédios retirados e outros, e que seja visualizado em toda a rede: do PS ao Hospital Municipal, passando pela Unidade Básica de Saúde. Além disso, o sistema vai interligar os diferentes departamentos, sendo possível verificar, por exemplo, o estoque de medicamentos em tempo real.
O secretário explica, ainda, que o programa foi pensado no paciente e na efetividade do serviço público, que trará mais rapidez no atendimento, melhor visualização da lista de espera de atendimentos, agilidade na tomada de decisões e, principalmente, na organização dos serviços, facilitando a qualidade da gestão.
Deixe a sua opinião
ver todos