COMEMORAÇÕES
Celebração acontece nesta quinta-feira (15), às 10 horas
Da redação
14/01/2026 - quarta às 09h42
Em comemoração ao Dia de Santo Amaro, padroeiro de Guarujá, nesta quinta-feira (15), às 10 horas, será celebrada uma missa campal na Ermida de Santo Antônio do Guaibê, capela construída no século XVI no extremo norte de Guarujá, e foi uma das primeiras igrejas do Brasil. O acesso à Ermida é feito pela trilha da Prainha Branca, que tem início na Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, na Estrada Guarujá-Bertioga. A organização do evento recomenda aos participantes chegar com antecedência, usando roupas leves e calçados confortáveis.
Localizada junto ao canal de Bertioga, a Ermida de Santo Antônio do Guaibê foi uma das primeiras igrejas do Brasil, frequentada pelo Padre Anchieta, que rezava missas e catequizava índios. Foi construída por José Adorno e é feita de pedras de sambaquis e óleo de baleia com conchas. O caminho é feito por uma área preservada da Mata Atlântica.
Construção
Durante muitos séculos era chamada de Capela de Santo Antônio. Somente em meados da década de 1940, especialmente pelos trabalhos de limpeza desenvolvidos voluntariamente por Armando Lichti é que passa a ser denominada em algumas publicações como Ermida de Santo Antônio do Guaíbe.
José Adorno era um nobre genovês (Itália), que veio com seus irmãos junto com a esquadra de Martim Afonso de Souza em 1531 para instalar a indústria açucareira no Brasil. Logo se tornou o homem mais rico da Vila de São Vicente e contribuía com as diversas demandas da população. Havia também grande interesse na pacificação dos conflitos indígenas para expansão dos negócios e a Capela destinada a catequização contribuía com esse propósito.
Deixe a sua opinião
ver todos